Eu fiz exames de sangue várias vezes nos últimos meses, e a montanha-russa que acompanhou meu tempo de espera me pegou de surpresa por sua intensidade.
Toda vez que meu telefone tocava eu corria para pegá-lo, simultaneamente esperando e temendo que eu veria o número do meu médico no identificador de chamadas. Sempre que tenho um momento livre para pensar, imagino o que os resultados significariam para o meu futuro, se eles saíssem de outra maneira.
Em algum momento depois de um teste inconclusivo, enquanto esperava pelos resultados de mais um teste, percebi que não podia continuar a viver assim. Agonizando sobre possíveis sintomas, ou falta de sintomas, gastar toda a minha energia mental me preocupando (ou me tranquilizando para evitar me preocupar) estava me deixando louca! Eu sabia que tinha que parar, mas estava paralisada.
E então descobri algumas coisas que realmente ajudaram, e aqui estão elas:
Comente seu medo com outra pessoa
Escolha alguém que ame e apoie você, e que não minimize seu medo ou que inicie imediatamente uma conversa sobre ela própria. Você precisa de alguém para ouvi-la e lembrá-la de seu amor e presença em sua vida. O ideal é que essa pessoa seja alguém que também possa lembrá-la do amor e do cuidado contínuo de Deus.
Apenas dizer em voz alta as coisas que você vem pensando ajuda a trazer alguma clareza para a situação. Isso torna seus medos e preocupações reais, ao mesmo tempo lembrando que, independentemente do que aconteça, alguém sabe e quer ajudá-la.
Seja realista sobre o pior cenário possível do que poderia acontecer com você
Um terapeuta me indicou uma vez que eu escrevesse sobre o medo com o qual eu estava lutando e o levasse à sua pior conclusão. Eu recomendo que você faça o mesmo. Pegue um pedaço de papel ou um documento em branco no computador e anote o resultado mais devastador que você possa imaginar.
É uma internação prolongada e anos de reabilitação? Não será capaz de ver de novo? É um futuro de quimioterapia e radiação e depois morrer mais cedo do que você esperava? É um futuro sem filhos biológicos por causa de uma cirurgia que você pode precisar? Seja o que for, escreva. E então (aqui está a parte mais difícil), olhe para o resultado do pior caso, e encontre o bem que você poderia retirar disso.
Seu hospital e reabilitação o ajudariam a se tornar uma pessoa mais paciente? Isso pelo menos tiraria você do trabalho em que você está preso? A experiência vai forçá-lo a viver mais intencionalmente? Você será capaz de estar mais perto de seus entes queridos por causa disso? Se você provavelmente viverá isso, que habilidades e pessoas você ainda terá em sua vida? Se você não passar por isso, o que você quer fazer é significativo? Quando você reconhece qual poderia ser o pior cenário possível, e então percebe que as coisas boas ainda são possíveis, você se sente estranhamente livre. Isso me ajudou muitas vezes. E enquanto é preciso praticar os pontos positivos da situação, definitivamente vale a pena.
Planeje seu tempo livre para ajudar a tirar sua mente da espera
Planeje as coisas que você gosta! Marque encontros com amigos à noite após o trabalho, ou planeje alguns filmes para assistir e novas receitas para preparar para o jantar. Saia da sua casa nos fins de semana. Faça uma pequena viagem, envie uma massagem, vá às vitrines de um shopping. Seja qual for o dinheiro que você tem em seu orçamento, dê prioridade a esse tempo de espera. Quanto mais você puder fazer com amigos e familiares, melhor!
Esperar para ouvir os resultados de um exame importante é assustador, mas se você tomar a decisão de levar a energia que você está colocando em preocupação e levar a sério as sugestões acima, você perceberá que isso pode fazer uma grande diferença.
via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:
Comentários
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário