Quais tipos de batismos são aceitos pela igreja


Quais são os batismos efetuados por outras igrejas cristãs que são tidos como válidos pela Igreja Católica?



Resposta:


Lendo o Código de Direito Canônico publicado em língua portuguesa pela ed. Loyola, encontramos uma nota de rodapé referente ao cân. 869, que aborda os casos aceitos de re-batismo, podemos encontrar a resposta para a sua questão. É o que transcrevemos a seguir:



“[…]

1. Diversas Igrejas batizam, sem dúvida, validamente; por esta razão, um cristão batizado numa delas não pode ser normalmente rebatizado, nem sequer sob condição.

Essas Igrejas são:

a) Igrejas Orientais (“Ortodoxas”, que não estão em comunhão plena com a Igreja católico-romana, das quais, pelo menos, seis se encontram presentes no Brasil);
b) Igreja vétero-católica;
c) Igreja Episcopal do Brasil (“Anglicanos”);
d) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB);
e) Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB);
f) Igreja Metodista.

2. Há diversas Igrejas nas quais, embora não se justifique nenhuma reserva quanto ao rito batismal prescrito, contudo, devido à concepção teológica que têm do batismo – p.ex., que o batismo não justifica e, por isso, não é tão necessário -, alguns de seus pastores, segundo parece, não manifestam sempre urgência em batizar seus fiéis ou em seguir exatamente o rito batismal prescrito: também nesses casos, quando há garantias de que a pessoa foi batizada segundo o rito prescrito por essas Igrejas, não se pode rebatizar, nem sob condição.

Essas Igrejas são:

a) Igrejas presbiterianas;
b) Igrejas batistas;
c) Igrejas congregacionalistas;
d) Igrejas adventistas;
e) a maioria das Igrejas pentecostais (Assembleia de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus é Amor, Igreja Pentecostal “O Brasil para Cristo”);
f) Exército da Salvação (este grupo não costuma batizar, mas quando o faz, realiza-o de modo válido quanto ao rito).

3. Há Igrejas de cujo batismo se pode prudentemente duvidar e, por essa razão, requer-se, como norma geral, a administração de um novo batismo, sob condição.

Essas Igrejas são:

a) Igreja Pentecostal Unida do Brasil (esta Igreja batiza apenas “em nome do Senhor Jesus”, e não em nome da Santíssima Trindade);
b) “Igrejas Brasileiras” (embora não se possa levantar nenhuma objeção quanto à matéria ou à forma empregadas pelas “Igrejas Brasileiras”, contudo, pode-se e deve-se duvidar da intenção de seus ministros; conforme Comunicado Mensal da CNBB, setembro de 1973, p. 1227, c, nº 4; cf. também, no Guia Ecumênico, o verbete “Brasileiras, Igrejas”);
c) Mórmons (negam a divindade de Cristo, no sentido autêntico e, consequentemente, o seu papel redentor).

4. Com certeza, batizam não validamente:

a) Testemunhas de Jeová (negam a fé na Trindade);
b) Ciência Cristã (o rito que pratica, sob o nome de batismo, tem matéria e forma certamente inválidas. Algo semelhante se pode dizer de certos ritos que, sob o nome de batismo, são praticados por alguns grupos religiosos não-cristãos, como a Umbanda)”.
Obs.: Os grifos efetuados na transcrição acima são meus e foram feitos para ressaltar as condições tidas como necessárias para que um batismo seja aceito como válido pela Igreja Católica.

via Cléofas
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

Thiago Quirino disse…
Caros amigos do site Nossa Senhora Cuida de Mim.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão a vocês por termos sido lembrados por vocês em artigo publicado nesta semana (Que tipo de batismos são aceitos pela igreja - https://www.nossasenhoracuidademim.com/2019/02/quais-tipos-de-batismos-sao-aceitos.html).

Aproveitamos para destacar um pequeno equívoco existente no texto e solicitamos gentilmente que, havendo a possibilidade, realizem a devida correção. Ao tratar da crença de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecidos por nossos amigos como “Mórmons”, o autor do texto diz que “negam a divindade de Cristo, no sentido autêntico e, consequentemente, o seu papel redentor”, o que não representa a realidade de nossas crenças.

Os membros de A Igreja de Jesus Cristo creem em Cristo, o Filho de Deus e tem-no como ponto central de sua fé. Cremos que Cristo é nosso redentor e salvador e que não podemos ir ao Pai a não ser pela graça do Filho. Cremos ainda na divina missão expiatória de Jesus Cristo, que deu sua vida para salvar a humanidade.

Para reforçar tal crença, gostaríamos que consultassem nossos canais oficiais de comunicação, que amplamente divulgam nossas crenças. Por exemplo:

Verbetes:
Jesus Cristo no site Sala de Imprensa Mórmon: https://www.saladeimprensamormon.org.br/artigo/jesus-cristo
Jesus Cristo no site LDS.org: https://www.lds.org/topics/jesus-christ?lang=por&old=true
Jesus Cristo no Guia de Estudo das Escrituras: https://www.lds.org/scriptures/gs/jesus-christ?lang=por&letter=J

Site JesusChrist.org https://jesuschrist.lds.org/SonOfGod?lang=por
As 4 primeiras Regras de Fé: https://www.lds.org/scriptures/pgp/a-of-f/1?lang=por

Acreditamos que, após uma rápida avaliação desses materiais vocês poderão perceber que fomos erroneamente identificados como um grupo que nega a divindade de Cristo. Por isso, solicitamos a correção. Caso ainda haja dúvidas, mesmo depois de verificarem estes materiais, nos colocamos à sua disposição para esclarecermos demais dúvidas.


Grato
--------
Thiago Quirino
Diretor Associado de Assuntos Públicos - Área Brasil
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias
Tel.: (11) 3723-3528
Cel.: (11) 94742-8815
Cel.: (11) 98467-6465
E-mail: quirinot@ldschurch.org
https://www.facebook.com/noticiassud/
www.saladeimprensamormon.org.br