Católicos lotam Catedral de Campinas para prestar homenagem as vítimas de atirador


Uma missa solene em homenagem às vítimas do atirador que matou cinco pessoas e feriu outras três marcou a reabertura da Catedral Metropolitana de Campinas no início da tarde desta quarta-feira (12). 



Na terça-feira (11), Euler Fernando Grandolpho, de 49 anos, fez ao menos 20 disparos no interior do templo.



Durante a celebração solene, o monsenhor Rafael Capelato fez uma homenagem aos familiares dos mortos e dos feridos.

"Dirijo uma palavra aos familiares das vítimas e dos feridos. Estamos todos sofrendo com vocês nesta hora. Temos nos apoiado nas orações e solidariedade. Sei que vocês choram. Estamos chorando também nós. Mas o Senhor Jesus é nossa força. E, com ele, venceremos a dor, o mau e a morte ”, disse Capelato.


Solidariedade

A presidência da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma mensagem de solidariedade à direção da catedral.

"Em nome dos senhores arcebispos e bispos do Regional Sul 1 da CNBB, apresentamos ao sr. Administrador Diocesano de Campinas, Revdo. Mons. José Eduardo Meschiatti, ao Revdo. Pároco da Catedral, ao Clero e fiéis da Arquidiocese de Campinas, sentimentos de solidariedade e orações, por ocasião do ataque, ocorrido na Catedral, e que vitimou diversas pessoas. Nesse tempo santo do Advento, preparando o Natal de Jesus Cristo, Príncipe da Paz, é necessário que os cristãos intensifiquem a oração pela Paz, com gestos concretos de Fraternidade, reconciliação e amor ao próximo, depondo as armas da violência seja das mãos, seja dos corações. Como discípulos de Cristo e membros do Seu Corpo, a Igreja, sofremos com os que sofrem, sempre movidos pela esperança que não decepciona (Rm 5,5). Rezemos pelas vítimas e pelo consolo de suas famílias. Rezemos pelo agressor, pela Arquidiocese de Campinas e pela Paz“, diz o texto da CNBB.



Emoção

O analista de contas a receber Altair Ribeiro Dias, de 45 anos, frequenta a missa todos os dias. Ele esta afastado do trabalho para tratar de um câncer, e estava muito emocionado ao chegar ao local neste início de tarde.

"Eu vi ele [Euler Fernando Grandolpho] sentado", disse. Na hora dos disparos, Dias já havia deixado a catedral.


Quem são os feridos?

Das quatro pessoas feridas, duas receberam alta na noite de terça e uma permanece internada no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti:

Jandira Prado Monteiro, de 65 anos, atingida no tórax e na mão; ela passou por cirurgia e recebeu alta nesta manhã de quarta. Ela é mãe de Sidnei Monteiro, que morreu na igreja.

Heleno Severo Alves, de 84 anos. Ele foi atingido no tórax e abdômen, passou por procedimento cirúrgico e está na UTI, em estado grave.

via G1
COMPARTILHE

Comentários