O sofrimento de Maria na morte de Jesus

São José de Anchieta deixou para nós como legado um maravilhoso poema sobre o sofrimento da Virgem Maria na paixão e morte de Jesus Cristo.



São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, homem de profunda devoção mariana, deixou para nós um lindo poema sobre o sofrimento da Santíssima Virgem Maria na paixão e morte de seu Filho Jesus Cristo. O poema “Compaixão da Virgem na morte do Filho”, ou “Poema à Virgem”, como ficou também conhecido, foi escrito por Anchieta em homenagem a Nossa Senhora durante o tempo de cativeiro que viveu, preso pelos dos índios Tamoios. Meditar sobre o sofrimento de Jesus e de Maria é significativo, especialmente no tempo quaresmal. Neste poema do Padre Anchieta, somos levados a refletir com ele sobre o sofrimento da Virgem Mãe de Deus no mistério da paixão e morte de seu Filho:

Por que ao profundo sono, alma, tu te abandonas, e em pesado dormir, tão fundo assim ressonas? Não te move a aflição dessa mãe toda em pranto, que a morte tão cruel do filho chora tanto?
Nossa Senhora, a mulher das dores, compartilha os sofrimentos de seu Filho, o homem das dores, experimentado nos sofrimentos (cf. Is 53, 3). Os sofrimentos de Jesus Cristo, os maus tratos, as humilhações, o desprezo, a flagelação, os tormentos, e principalmente o escândalo da Cruz vivido pelo Filho, são também os padecimentos suportados pela Virgem Maria, expressos na poesia de Anchieta:

Se o não sabes, a mãe dolorosa reclama para si quanto vês sofrer ao filho que ama. Pois quanto ele aguentou em seu corpo desfeito, tanto suporta a mãe no compassivo peito.
O sacrifício do Filho do Altíssimo no altar da Cruz foi também o sacrifício da Mãe de Deus. No Calvário, Nossa Senhora diz novamente aquele sim que disse à vontade do Pai na Anunciação (cf. Lc 1, 38). O oferecer-se de Cristo ao Pai em sacrifício pelos nossos pecados foi também a entrega em sacrifício de Maria, por amor de toda a humanidade:
Mas a fruta preciosa, em teu seio nascida, à própria boa mãe dá para sempre a vida, e a seus filhos de amor que morreram na rega do primeiro veneno, a ti os ergue e entrega.
O coração de Jesus Cristo, transpassado pela lança (cf. Jo 19, 34), era também o coração da Virgem Maria, transpassado pela dor de Mãe pela morte do seu único Filho. A vida do Filho de Deus, totalmente entregue à vontade do Pai, era a mesma vida da Virgem Mãe, que entregou-se inteiramente ao desígnio do Altíssimo:

Sucumbiu teu Jesus transpassado de chagas, ele, o fulgor, a glória, a luz em que divagas. Quantas chagas sofreu, doutras tantas te dóis: era uma só e a mesma a vida de vós dois!

O coração de Cristo, transpassado de dor, é também o coração de Nossa Senhora, transpassado de amor por nós. Este coração, de Jesus e de Maria, é para nós morada de paz no mundo e torrente de Água Viva (cf. Jo 4, 10) que jorra para a vida eterna. Peçamos a Virgem Maria abrigo no coração chagado de Jesus, para que nele sejamos curados (cf. Is 53, 5). Supliquemos a ela que sejamos purificados nesta fonte de Água Viva que jorra do coração de seu Filho e do seu coração de Mãe:

Ó morada de paz! sempre viva cisterna da torrente que jorra até a vida eterna! Esta ferida, ó mãe, só se abriu em teu peito: quem a sofre és tu só, só tu lhe tens direito.


Meditemos com Padre José de Anchieta sobre as dores, os sofrimentos, da Santíssima Virgem Maria, especialmente na Quaresma, tempo de conversão e de encontro com Deus. Nos confiemos à intercessão do Santo “Apóstolo do Brasil”, para que o nosso coração esteja no Coração de Cristo. Também roguemos a Virgem Maria para que, por nossos sofrimentos, nos unamos aos seus sofrimentos e aos sofrimentos do seu Filho na Cruz. São José de Anchieta, rogai por nós! Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!
via Canção Nova
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários