As virtudes dos eleitos de Nossa Senhora


São Luís Maria, no seu Tratado da Verdadeira Devoção, nos ensina as virtudes dos eleitos de Nossa Senhora.

São Luís Maria Grignion de Montfort, no “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, nos apresenta as virtudes dos eleitos de Nossa Senhora. Os eleitos amam e honram a Virgem Maria, como sua boa Mãe e Senhora. Por isso, evitam, tudo o que pode desagrada-la e praticam fervorosamente tudo o que lhe agrada. Estes entregam a Maria, “não dois cabritos, como Jacó a Rebeca, mas o corpo e a alma, com tudo o que deles depende, e que estavam figurados nos dois cabritos de Jacó” (TVD 197). Os eleitos fazem isso “para que Ela os receba como coisa que lhe pertence” e também “para que os mate e faça morrer para o pecado e para si mesmos, despojando-os da sua própria pele e do seu amor próprio” (TVD 197). Entregando-se a Maria, estes agradam seu Filho Jesus, que só quer para serem Seus amigos e discípulos aqueles que estão mortos a si mesmos.




Esses eleitos, se entregam de corpo e alma a Maria “para que Ela os prepare segundo o gosto do Pai celeste e para a sua maior glória, que Ela conhece melhor do que nenhuma outra criatura” (TVD 197). Nossa Senhora prepara o corpo e a alma dos eleitos para que, por seus cuidados e intercessão, bem purificados de toda mancha, bem mortos, bem despojados e preparados, sejam dignos da benção do Pai celeste. Ao contrário, os réprobos, ou condenados, dizem que amam Jesus e Maria, mas “não a ponto de lhes sacrificar o corpo com seus sentidos e a alma com as suas paixões, como os predestinados” (TVD 197).
São Luís Maria ressalta que “os eleitos são submissos e obedientes à Santíssima Virgem, como à sua boa Mãe” (TVD 198), a exemplo de Jesus Cristo. Dos trinta e três anos que Ele viveu na Terra, passou trinta glorificando o Pai por uma perfeita e inteira submissão à sua Santa Mãe. Estes obedecem Nossa Senhora como Jacó às ordens de Rebeca (cf. Gn 27, 8), ou como os serventes na festa de casamento de Caná (cf. Jo 2, 5). Por ter obedecido à sua mãe, Jacó recebeu a benção como por milagre, pois, por natureza, esta pertencia a Esaú. Também pela obediência, os convidados das bodas de Caná foram honrados com o primeiro milagre de Jesus, que transformou a água em vinho a pedido de sua Mãe (cf. Jo 2, 7-12). Do mesmo modo, “todos os que até o fim dos séculos receberem a benção do Pai celeste e forem honrados com as maravilhas de Deus, não receberão essas graças senão em consequência da sua perfeita obediência a Maria” (TVD 198). Os Esaús, que são figura dos condenados, pelo contrário, perdem a benção por falta de submissão à Virgem Maria.
Montfort diz que “os eleitos têm uma grande confiança na bondade e no poder da Virgem Santíssima, sua boa Mãe” (TVD 199). Estes pedem sem cessar o seu socorro em meio aos sofrimentos e confiam na sua misericórdia e doçura para, por sua intercessão, alcançar o perdão de seus pecados. Os predestinados “lançam-se mesmo, escondem-se e perdem-se duma forma admirável no seu seio amoroso e virginal, para serem abrasados do Puro Amor, para aí serem purificados das menores manchas, e para encontrarem Jesus, que aí reside como em seu mais glorioso trono” (TVD 199).




Os predestinados seguem os caminhos da Santíssima Virgem, imitando as suas virtudes. “Nisto que consiste verdadeiramente a sua felicidade e devoção” (TVD 199). Estes eleitos são felizes, durante a vida, pela abundância das graças e doçuras que Maria lhes comunica com mais abundância que àqueles que não a imitam. Os eleitos são felizes na morte, que é doce e tranquila, pois são conduzidos por Nossa Senhora às alegrias eternas. Estes serão felizes na eternidade, porque nunca nenhum dos servos de Maria, que imitaram as suas virtudes durante a vida, veio a se perder. “Os réprobos, pelo contrário, são infelizes durante a vida, na morte e na eternidade, porque não imitam as virtudes de Maria” (TVD 199).
Assim, São Luís nos ensina como são felizes os devotos que, não se deixando seduzir por uma falsa devoção, seguem fielmente os caminhos da Virgem Santíssima, ouvem os seus conselhos e obedecem as suas ordens! Conhecendo um pouco mais nossa boa Mãe, amemos de todo o coração a Virgem Maria. Entreguemos a Nossa Senhora o nosso corpo e a nossa alma, para que ela cuide de nós. Sejamos submissos e obedientes a Mãe do Senhor, confiemos nela e sigamos por seus caminhos, consagrando-nos a Maria de todo o coração. Pois, ela quer nos conduzir às alegrias eternas no Reino dos Céus.
Via CN


COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  
CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: