Como vencer o medo do parto?


Algumas gestantes, especialmente de “primeira viagem”, geralmente sentem insegurança sobre a forma como querem ter seus filhos, e carregam consigo os temores do parto. 



É importante que, durante o pré-natal, as dúvidas e inseguranças sejam acolhidas e conversadas honestamente. À medida que a data do parto se aproxima, é normal sentir um certo nível de angústia. Ter medo do desconhecido é normal. Por para fora essa sensação de angústia, ao conversar com alguém, é uma das soluções para enfrentar o medo do parto.



É comum que parentes e amigos queiram ajudar e ofereçam dicas sobre os mais diversos pontos da gestação e do parto. Porém, devemos lembrar que as experiências de vida são únicas. O que foi excelente para a colega de trabalho pode não ser para você. As pessoas querem que vivamos a experiência que elas viveram e gostaram, porém, se esquecem dessa individualidade e geram conflito ao transmitir informações diferentes.

Toda mulher tem o direito de saber os prós e contras da cesárea e os benefícios do parto normal para fazer uma opção consciente e responsável. Aconselho que a gestante e o seu parceiro visitem as instalações da maternidade do hospital que escolheram. Lá, poderão ver como é a área de emergência, as salas de parto etc. Além disso, eles também poderão conhecer a equipe responsável que irá recebê-los na hora do parto. Com isso é possível diminuir a ansiedade e ganhar mais confiança.

É essencial estar bem informada, principalmente, sobre o que for relacionado ao momento do nascimento. Não hesite em perguntar ao seu médico obstetra todas as dúvidas que surgirem. É importante aceitar a mudança e saber que foi o melhor para você e para seu filho.

Dicas para superar o medo do parto

– Desde o começo da gravidez, é muito importante frequentar cursos de preparação para o parto. Esse tipo de curso traz muitos benefícios, entre eles ajudar a entender que a gravidez e o parto são processos naturais. Por isso não há o que temer. A mulher aprenderá a relaxar e a respirar adequadamente, diminuindo assim, o medo do parto.

– Existem diferentes técnicas de relaxamento que ajudam a aliviar o estado de ansiedade. Além disso, essas técnicas também são úteis para controlar as emoções negativas, e a massagem específica para gestantes promove o relaxamento e, ainda combate o inchaço e o cansaço típicos da gestação.

– Não deixe para escolher o pediatra do seu filho somente após o nascimento. Já o conhecendo, você poderá tirar algumas dúvidas e, na hora do parto, terá mais confiança e tranquilidade.

– Descanse. No primeiro trimestre, a alta de progesterona pode causar sonolência excessiva. Se puder, aproveite para cochilar depois do almoço ou mude a rotina noturna e vá para cama mais cedo. Tentar inibir o sono de qualquer maneira pode deixá-la ainda mais irritada.

– Reze, ore, medite. Confiar em Deus e se permitir depositar todas as suas esperanças n’Ele, para que fique no comando de tudo, pode ser libertador. Você também pode ler a bíblia ou ouvir sua música religiosa preferida, palavras de conforto poderão ser de grande ajuda.

– Um imprevisto não é o fim. Se você estava planejando um parto normal e terá que fazer uma cesariana, mesmo no caso do parto adiantar, não há o que temer. É preciso ter total confiança nos profissionais que estão atendendo você. Esse tipo de situação exige calma e serenidade especialmente por parte da mãe.

– O apoio do parceiro também é essencial. O pai tem um papel fundamental durante a gravidez. Compartilhar os medos com ele irá ajudar a desabafar e ver as coisas de uma perspectiva diferentes.

Desejamos que o seu parto seja realizado com tranquilidade e paz, temos certeza de que será uma experiência única, que trará como resultado o seu maior presente: o já tão amado filho. Que o bebê traga ainda mais alegrias e união para toda a família, e que essa nova etapa seja uma experiência rica de conhecimento e amor. Felicidades, mamãe!

Por Heda Cristina Bilard, via Canção Nova

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários