Próprio público do Big Brother Brasil acusa o programa de incentivar incesto

Até onde desce a ladeira?

Ele é criticado como um dos mais fúteis programas televisivos de todos os tempos, e ainda assim, incoerentemente, é listado ano após ano como um dos campeões de audiência da TV Globo, emissora na qual perdura há incríveis 18 anos.



Não há edição do “Big Brother Brasil” sem alguma polêmica relacionada à sexualidade. Na edição atual, porém, a primeira grande polêmica sexual parece ter chocado boa parte do público para além dos “limites costumeiramente tolerados”.

Leia também: [Eu iria ficar surpreso se algum dos participantes do Big Brother rezassem o Terço lá dentro, diz sacerdote]
Usuários de redes sociais se incomodaram com a postura dos participantes Ayrton e Ana Clara, que são pai e filha.
Em uma festa, eles se deram um demorado “selinho”, que despertou questionamentos pelo exagero da duração. O público também manifestou “desconforto” diante da frequência e da intensidade do contato físico entre pai e filha – que não são os únicos parentes a participarem do programa: também estão presentes Eva, que é mulher de Ayrton e mãe de Ana Clara, e Jorge, que é sobrinho do casal. Os quatro são chamados, no programa, de “Família Lima”.

Leia também: [Bispo Macedo aciona políticos para tentar parar reportagem da TVI em Portugal!]
Toques e beijos à parte, foi outra cena, ainda mais ousada, a que causou a maior indignação entre os internautas que acompanham o programa: em imagens que viralizaram nas redes sociais, Ayrton aparece deitado em cima da filha enquanto realiza movimentos com o quadril, apontados pelos telespectadores como próprios do ato sexual.


O episódio, tecnicamente, pode não configurar incesto, mas foi esta a impressão que a maior parte dos comentários críticos destacou a respeito da cena, filmada e transmitida nacionalmente pela maior emissora brasileira. Aliás, mesmo que não tivesse ido ao ar na televisão, a imagem de um pai que “se esfrega” na própria filha deitada já seria suficiente para causar compreensível rechaço em grande parcela das pessoas.
Por um lado, a reação indignada de tanta gente é um sinal positivo: pelo menos alguma capacidade de discernimento ainda resta no grande público, bombardeado diariamente por “músicas”, filmes, telenovelas e condutas sexualizantes que são vendidas como “naturais” por “artistas” e “intelectuais”.
Por outro lado, é sempre inquietante constatar que há pessoas que justificam ou alegam não haver “nada de mais” num pai que se esfrega sobre a própria filha deitada.
Até a Globo, surpreendentemente, resolveu chamar os envolvidos para lhes manifestar que a sua postura não estava sendo bem vista.


No Twitter, a hashtag “ForaFamíliaLima” chegou a ser uma das mais comentadas nesta semana. Além de acusarem a família de incestuosa, internautas que usaram essa tag também comentaram que a mãe, Eva, é sempre excluída das carícias em família.

Via Aleteia
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários