Além da Última Ceia: o que acontece nesta Quinta-Feira Santa


QUINTA-FEIRA SANTA: começa hoje o Tríduo Pascal, os três dias que culminarão na Ressurreição de Jesus.


A última ceia



O Cristo instrui seus discípulos a se prepararem para a última ceia. Durante o dia, eles fazem os preparativos (cf. Mt 26,17).

LEIA TAMBÉM: [Oração do dia para a Quinta-Feira da Semana Santa]

Na Missa da Ceia do Senhor que celebramos em nossas paróquias, recordamos e tornamos presente, neste dia, a última ceia que Jesus compartilhou com seus apóstolos. Estamos no andar superior, com Jesus e os doze, e fazemos o que eles fizeram.
O lava-pés


Por meio do ritual de lavar os pés (Jo 13, 1) de doze paroquianos, todos nós nos unimos no serviço de uns aos outros.

LEIA TAMBÉM: [Reta final da Quaresma: 5 desafios para a Semana Santa]

A instituição da Eucaristia



Por meio da celebração desta primeira Missa e da instituição da Sagrada Eucaristia (Mt 26,26), unimo-nos a Jesus e recebemos o Seu Corpo e o Seu Sangue como se fosse a primeira vez.

LEIA TAMBÉM: [Saiba o que aconteceu com Jesus no quinto dia da Semana Santa]

A instituição do sacerdócio


 

Nesta Eucaristia, damos especiais graças a Deus pelo dom do sacerdócio ministerial: foi nesta noite que Ele ordenou os seus doze apóstolos a “fazerem isto em memória de mim”.


LEIA TAMBÉM: [Oração pela conversão na Semana Santa]

A oração no horto

Após a última ceia, que foi a Primeira Missa, os apóstolos e Jesus se dirigem pelo Vale do Cedron até o Horto das Oliveiras, onde o Cristo lhes pede que orem e vigiem, enquanto Ele experimenta a sua agonia (cf. Mt 26,30). Nós também iremos em procissão, com Jesus vivo no Santíssimo Sacramento, até o altar de repouso, previamente preparado na paróquia, e que representa o Horto.



Silêncio e adoração



A liturgia de hoje termina em silêncio. É antigo o costume de passar uma hora em adoração diante do Santíssimo Sacramento nesta noite. Permanecemos, assim, ao lado de Jesus no Horto das Oliveiras e oramos enquanto Ele enfrenta a sua terrível agonia.

A traição de Judas


Perto da meia-noite, Jesus será traído por Judas. O Cristo será preso e levado para a casa do sumo sacerdote (cf. Mt 26,47). 

LEIA TAMBÉM: [Como ganhar indulgência no Tríduo Pascal?]

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários