Flor Sangue de Cristo só floresce na Semana Santa! Verdade ou mentira?


É verdade que a planta Sangue- de-Cristo, vinda da Nova Zelândia, só floresce na época da Semana Santa? 


As imagens acompanhadas de uma reportagem começaram a ser compartilhadas nas redes sociais na segunda semana de abril de 2017 e rapidamente se espalharam em sites e blogs. De acordo com o texto, a flor abaixo seria da Nova Zelândia e chama-se Sangue de Cristo (observe a cruz no meio da flor)!

A peculiaridade dela é que, segundo o que dizem, ela só floresce na época da semana Santa!

Será que essa história é real?



Verdade ou farsa?

A primeira coisa a fazer em um caso como esse é tentar descobrir se existe mesmo uma planta com esse nome. Aqui no Brasil, temos a Sangue-de-Cristo (Sabicea brasiliensis), uma planta que é predominante nos estados de Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. 

No entanto, no vídeo abaixo podemos ver que a nossa Sangue-de-Cristo é bem diferente da planta que está sendo compartilhada por aí:



Mas, então, que planta é essa?

Quem inventou essa notícia falsa deve ter se “atrapalhado” com as datas, pois a Semana Santa é uma comemoração cristã de data móvel, como podemos ver nesse link. Em 2015, por exemplo, a Semana Santa começou no dia 29 de março; Em 2016, em 20 de março e em 2017, começou no dia 9 de abril.

Na verdade, a flor mostrada nessa imagem é uma Metrosideros excelsa, uma flor típica da Nova Zelândia que se abre nas proximidades de outro feriado religioso: O Natal! 



Por esse motivo, a árvore-de-fogo ou pohutokawa é usada por muitos neozelandeses como árvore de natal.

O Departamento de Conservação da Nova Zelândia explica melhor as características fascinantes dessa linda planta. 

Conclusão

A história a respeito de uma flor chamada Sangue-de-Cristo, que se abre somente na Semana Santa é falsa! A flor mostrada nas imagens é de uma árvore-de-fogo, que floresce sempre próximo à época do Natal, na Nova Zelândia!

via e-farsa
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários