Padre Lombardi revela: Papa está muito contente com a acolhida no Brasil

Papa viu como entusiasmo reação dos peregrinos em sua chegada
Jéssica Marçal
Enviada especial ao Rio de Janeiro
Padre Lombardi revela: Papa está muito contente com a acolhida no BrasilLogo após a acolhida do Papa Francisco nesta segunda-feira, 22, no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, dirigiu-se ao Media Center, no forte de Copacabana, para coletiva de imprensa com os jornalistas.
“A primeira coisa a dizer é que o Papa está muito contente com o modo como o povo no Brasil expressou o amor por ele em sua vinda aqui e está muito contente de participar da JMJ aqui no Rio de Janeiro”, informou o porta-voz logo no início da entrevista.
Ele disse que Francisco fez uma viagem muito tranquila, mas muito ativa, mantendo contato com jornalistas e também com seus colaboradores. “Ele praticamente não descansa”, disse.

De acordo com o porta-voz, o Papa viu como um gesto de entusiasmo a atitude dos fiéis em sua chegada. Padre Lobardi informou que o secretário do Papa temia os momentos em que o carro parava, mas o Papa estava sempre muito sorridente e contente. “Foi um momento no qual o Papa pôde ver o entusiasmo em torno da sua pessoa”.
Voo papal
O porta-voz também forneceu alguns dados sobre a conversa do Papa com os jornalistas durante o voo papal. Um dos pontos destacados pelo Pontífice na ocasião foi sobre sua perspectiva específica sobre a JMJ. Trata-se de ver a juventude não como isolada da sociedade, mas em um contexto mais amplo da sociedade.
Um segundo ponto destacado foi a necessidade de se conciliar a força dos jovens com a sabedoria dos anciãos. Além disso, ele falou em seu breve discurso sobre a cultura do descartável, da necessidade de se colocar contrário a ela, e em prol da cultura do encontro.
Encontro privado com a presidente
Sobre o encontro privado do Papa com a presidenta Dilma Roussef, realizado há pouco no Palácio Guanabara, o Papa contou que a presidente disse que ficou impressionada com o discurso do Papa em Lampedusa, durante a visita do Pontífice ao local há duas semanas.
Além disso, eles falaram sobre a cultura do encontro e Dilma disse que espera que a vinda do Papa seja um encorajamento da fé católica no Brasil.
Bomba em Aparecida
Quanto à pequena bomba que foi encontrada no banheiro do Santuário Nacional neste domingo, 21, padre Lombardi disse que não há preocupação em relação a isto, pois o incidente não tem relação com a visita do Papa.
O Santo Padre visita o Santuário Nacional nesta quarta-feira, 24. Padre Lombardi recordou que Francisco tem uma grande devoção mariana e a visita a Aparecida foi seu primeiro desejo após a confirmação de sua viagem ao Rio para a JMJ.
Fonte: CN

Comentários