Após protesto e polêmicas da bancada protestante, lei aprovada define santa padroeira de Mato Grosso do sul


Em uma sessão extraordinária a Assembleia Legislativa aprovou o projeto que institui Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira de Mato Grosso do Sul. A decisão  foi votada em meio a polêmicas e protestos da bancada protestante.




O projeto, de autoria do deputado Paulo Siufi (PMDB), causou desconforto em parte dos deputados, principalmente os que compõem a bancada evangélica. Durante a sessão o deputado Herculano Borges (SD), pediu uma análise da proposta e o adiamento da votação, o que foi rejeitado pela maioria dos deputados.



Em seu argumento, Borges afirmou que o assunto é delicado e apesar de respeitar o catolicismo e o próprio deputado Paulo Siufi, acreditava que um projeto que contempla apenas parte de uma população não deve ser constitucional. O deputado apontou ainda que as reclamações não se limitavam aos evangélicos, mas também a alguns católicos.

LEIA TAMBÉM: ["Fui tentar refutar a Igreja Católica e acabei me convertendo"]

Assim como ele, o deputado Lidio Lopes (PEN) alegou ser contra. “ Não existem conflitos, sou evangélico, e a toada minha família é católica, mas recebi ligações de católicos que são devotos de outros santos. Para mim um projeto não pode ser aprovado sem um levantamento dentro da própria região”.

LEIA TAMBÉM: [Quando protestante, eu odiava os católicos e a Virgem Maria. Hoje sou católico pela intercessão dela.]

Zé Teixeira (DEM), ao contrário dos companheiro, ressaltou que ter Nossa Senhora do Perpétuo Socorro como padroeira do Estado não mudaria “o curso do rio”. “Não vai afetar em nada”. Ainda durante a sessão, Paulo Siufi lembrou que a decisão não interfere nos padroeiros já definidos pelo municípios, e também não resultará em um novo feriado.

LEIA TAMBÉM: [Ela foi questionada por ir a Igreja para adorar um homem vestido de saia e sua resposta foi sensacional]

“Esse acirramento é desnecessário. Tenho minha religião respeito as outras e tenho que defender o projeto. Ele não é inconstitucional, teve o parecer da Procuradoria e também da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça)”. O projeto foi aprovado com 21 votos a favor e um único contra, o que deputado Maurício Picarelli (PSDB).

Comentários