Como é feito pão e vinho eucarístico?


O Rito Romano possui diretrizes muito específicas sobre o processo.




Desde a última ceia, a Igreja Católica celebrou uma festa eucarística que apresenta pão e vinho que são milagrosamente transformados em corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo.

LEIA TAMBÉM: [Os devotos da Virgem Maria sempre são muito abençoados por ela]

No entanto, a Igreja Católica acredita que não é apenas qualquer pão ou vinho que pode ser usado e tem orientações específicas que governam sua criação.

No Rito Romano (o Rito Oriental será abordado em um artigo separado), o Código de Direito Canônico estabelece os conceitos básicos do processo de fabricação de pão e vinho.

Lata. 924 §1. O sacrifício eucarístico mais sagrado deve ser oferecido com pão e com vinho em que um pouco de água deve ser misturada.

§2. O pão deve ser apenas trigo e recentemente feito para que não haja perigo de estragar.

LEIA TAMBÉM: [A melhor forma de começar o dia quando você se sentir arrasado(a)]

§3. O vinho deve ser natural do fruto da videira e não estragado.

Lata. 926 De acordo com a antiga tradição da Igreja latina, o sacerdote deve usar o pão ázimo na celebração eucarística sempre que o oferecer.

A instrução Redemptionis Sacramentum acrescenta algumas outras qualificações.

Segue-se, portanto, que o pão feito de outra substância, mesmo que seja grão, ou se for misturado com outra substância diferente do trigo, de tal forma que não seja comumente considerado pão de trigo, não constitui uma matéria válida para confeccionar o Sacrifício e o sacramento eucarístico. É um grave abuso introduzir outras substâncias, como frutas ou açúcar ou mel, no pão para confeccionar a Eucaristia.

LEIA TAMBÉM: [Os ladrões roubaram 351 hóstias, mas Deus quis mostrar seu poder]

O vinho que é usado na celebração mais sagrada do sacrifício eucarístico deve ser natural, do fruto da uva, puro e incorrupto, não misturado com outras substâncias.

Existem algumas exceções às regras acima, incluindo hóstias de baixo teor de glúten e uma forma de vinho permitida para aqueles que não devem consumir álcool. Em geral, no entanto, essas regras básicas governam o tipo de pão e vinho que pode ser usado na missa.

Muitas empresas se especializam em criar esse tipo de pão, incluindo muitas comunidades de freiras. Por exemplo, a comunidade Passionista em Erlanger, Kentucky, faz um pão cada dia que é usado por paróquias nos Estados Unidos. Em um artigo para a Loyola Press, o processo detalhado é explicado.

LEIA TAMBÉM: [Uma mulher roubou a eucaristia para fazer poção do amor, e o que aconteceu vai surpreender você]

Eles começam seu dia de trabalho misturando água e farinha para fazer pasta. Em 1951, quando o mosteiro começou a fazer pão de altar, eles mediram farinha e água com copos de medição. Agora que o negócio se expandiu para 100 paróquias em todo o país, eles precisam medir com escalas.



A pasta é encanada em "padeiros", uma máquina semelhante a um waffle iron, exceto que em vez de uma grade, o símbolo Chi-Rho é gravado no pão. Uma vez que os pratos de 14 polegadas são cozidos, eles são empilhados e armazenados durante a noite em um umidificador para que possam ser cortados sem quebrar o dia seguinte. As placas umedecidas são montadas em pilhas de 72 e cortadas em pequenas e médias bolachas. Uma vez cortados, as bolachas se secam em panelas de prato, para serem embaladas mais tarde por 91 anos, Irmã Paul, para distribuição.

LEIA TAMBÉM: [Milagre? Informações detalhadas sobre as 40 hóstias intactas na igreja destruída por terremoto há ano e meio]

Geralmente, acredita-se que Jesus usou pães ázimos na Última Ceia e, de acordo com alguns estudiosos, "O seu palpite mais educado é que o vinho teria sido semelhante ao Amarone moderno, um vinho tinto italiano feito de uvas secas antes da fermentação ". Por estas e outras razões espirituais, o Rito Romano cumpre os ingredientes mais simples para o assunto que se torna o corpo e o sangue de Jesus Cristo.

Artigo originalmente publicado por Aleteia, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários