Por que Jesus dobrou o lenço que cobria a Sua Face no sepulcro?

Uma tradição judaica daquele tempo nos revelaria a mensagem arrepiante representada por esse gesto aparentemente insignificante.



Evangelho segundo São João, no capítulo 20, nos fala de um lenço que tinha sido colocado sobre a Face de Jesus quando Ele foi sepultado, ao final da tarde da Sexta-Feira Santa.

LEIA TAMBÉM: [Em que pensava Maria quando Jesus foi crucificado?]

Ocorre que, após a Ressurreição, quando o sepulcro foi encontrado vazio, esse lenço não estava caído a um lado, como os lençóis que tinham envolvido o Corpo de Jesus. O Evangelho reserva um versículo inteiro para nos contar que o lenço fora dobrado cuidadosamente e colocado à cabeceira do túmulo de pedra.
Mas por que Jesus dobrou o lenço que cobria a Sua cabeça no sepulcro depois de ressuscitar?

LEIA TAMBÉM: [Jesus Cristo e o caminho da humilhação]
Bem cedo pela manhã de domingo, Maria Madalena foi até o local e descobriu que a pesadíssima pedra que bloqueava a entrada do sepulcro tinha sido removida. Ela correu e encontrou Simão Pedro e outro discípulo, aquele a quem Jesus tanto amara – São João Evangelista – e lhes disse:
“Retiraram o Corpo do Senhor e não sei para onde O levaram!”
Pedro e o outro discípulo correram até o túmulo. João passou à frente de Pedro e chegou primeiro. Parou e observou os lençóis, mas não entrou. Então Simão Pedro chegou, entrou no sepulcro e notou os lençóis ali deixados, enquanto o lenço que havia coberto a Divina Face estava dobrado e colocado a um lado.

LEIA TAMBÉM: [O sofrimento de Maria na morte de Jesus]
Isto é importante? Definitivamente.
Isto é significativo? Sim.
Por quê?
Para poder entender a significância do lenço dobrado, temos que entender um pouco a respeito da tradição hebraica da época.
O lenço dobrado tem a ver com uma dinâmica diária entre o amo e o servo – e todo menino judeu conhecia bem essa dinâmica. O servo, quando preparava a mesa de jantar para o amo, procurava ter a certeza de fazê-lo exatamente da maneira desejada pelo seu senhor.
Depois que a mesa era preparada, o servo ficava esperando fora da visão do amo até que ele terminasse a refeição. O servo não se atreveria jamais a tocar na mesa antes que o amo tivesse acabado. Ao terminar, o amo se levantaria, limparia os dedos, a boca e a barba, embolaria o lenço e o jogaria sobre a mesa. O lenço embolado queria dizer: “Eu terminei“.
Agora, se o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria tocar ainda na mesa, porque aquele lenço dobrado queria dizer: “Eu voltarei!”
___________
Adaptado de excerto do livro “Histórias e parábolas para a família“, do pe. Chrystian Shankar

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

  1. Se esta história é verdadeira, então me explique o Santo Sudário? Se havia um lenço cobrindo o rosto de Jesus, história esta que eu nunca ouvi falar e nunca sequer li em qualquer registro bíblico, como explicar o rosto de Jesus muito bem definido no Santo Sudário? O Santo Sudário, que é este "lençol" mencionado nesta explanação, era uma mortalha que antigamente os hebreus envolviam seus mortos, assim como era também praticado por outros povos. Se houvesse um lenço no rosto de Jesus não teria como o Sudário ficar marcado com o sangue e o suor derramado por Jesus em seu calvário. Esta história está muito esquisita.

    ResponderExcluir
  2. O Santo Sudário foi o resultado de um tecido colocado pela Verônica aplicando-o sobre o rosto de Jesus, que estava vivo
    . Neste tecido ficou "impresso" o rosto Dele.
    Já o lenço referido no texto acima foi colocado sobre o rosto de Jesus, depois de morto, e com Ele levado para o túmulo.
    São duas coisas diferentes em dois momentos distintos.

    ResponderExcluir
  3. If you jumble everything together, trying to get the most material you can get on one page, readers will become overwhelmed. 온라인경마

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário