Crianças católicas de Terra Rica (PR), brincam de celebrar missa e viralizam na internet


Jogar bola, correr com os amigos e até mexer no celular são as brincadeiras favoritas de muitas crianças na atualidade. Entretanto, para uma criançada de Terra Rica, cidade localizada no Noroeste do Estado do Paraná, a alternativa para passar o tempo em casa é um pouco mais séria: eles gostam brincar de celebrar missas. 


Os pequenos moradores paroquianos da Paróquia Santo Antônio de Pádua de Terra Rica, que tem como sacerdote responsável Padre Marcelo Santiago, possuem uma devoção nata a Nossa Senhora Aparecida e ao padroeiro da cidade Santo Antônio de Pádua.

As crianças levam esse momento muito a sério quanto a pretensão da missa e não desviam a atenção dela nem por um momento. Em um espaço destinado no fundo de uma casa, eles organizam procissões, missas e aprende o nome dos santos. O meninos e meninas, com tão pouca idade, conhecem por nome diversas imagens e diversas figuras de veneração da igreja católica.

Segundo, Alessandra, mãe e responsável pelo momento realizado, o sacerdote local, foi a principal motivação para as crianças "tudo começou quando o padre Marcelo Santiago, da nossa paróquia pediu para que as mães vestissem os filhos com roupas que se associassem aos Santos Católicos, isso no dia 1° de novembro, dia em que a igreja católica celebra todos os Santos, a partir daquele dia, eles rezam missa todos os dias, e muito antes disso, alguns já destacavam o desejo de ser sacerdote um dia", declara a mãe.

As crianças estão atentas a tudo o que acontece no cenário católico de Terra Rica, e seguem em comunhão com a inspiração, o sacerdote Marcelo Santiago, para a mãe, o momento mais marcante já vivenciado por ela, foi o instinto missionário das crianças "eles se reúnem, quando podem vão visitar o doentes, fazem procissões para benzer as casas, tudo com orações verdadeiras, que eles leem nos livrinhos, para todos nós adultos, é um grande aprendizado de fé e esperança.", completa.

A equipe da santa missa kids é composta por 2 padres, que revezam entre si, 1 coroinha, 2 acólitos e uma cinegrafista, sendo eles, Davi Santos (10), Daniel Santos (10) Gabriel Silva Souza (8), Isadora Santos (12) , Bruna Angélica (8) e Isla Santos (9). A realização é quase que diária, sempre acontecendo às Terças, Quartas, Quintas, Sextas, aos Sábados e às vezes aos Domingos.


Ao ser sanada sobre a questão do aprendizado católico, a mãe enfatiza "todos já estão inseridos na etapa da catequese, no entanto, sempre estiveram presentes em momentos marcantes, desde a etapa da infância missionária, que começa por volta dos 4 anos de idade. No entanto, essas amadas crianças estão crescendo literalmente dentro da casa do Senhor."

"Devido a Pandemia, todos nós precisamos se reinventar, e desde que foi decretado a paralisação das aulas e da catequese essa foi uma forma também de manter o aprendizado em dia, haja vista que a leitura é constante, e aproxima-os dos amigos de escola, visto que eles também acompanham por meio das lives que são realizadas, e que fazem um sucesso muito grande nas redes sociais, sempre com o intuito de levar a palavra de Deus para todos", menciona a mãe.

Todo o cenário, para a celebração, é bem pensado antes dos momentos, desde paramentos que foram confeccionados por costureiras, até mesmo, os objetos litúrgicos decorativos, produzidos para simular os momentos durante as etapas, Gabriel e os gêmeos Davi e Daniel, sonham em ser sacerdote um dia, "como bem sabemos, investir na vocação desde a infância é algo que requer muita atenção, eles são bem espontâneos e iremos apoia-los em todas as escolhas", declara.

Para a vizinha Jane Marcos, as crianças possuem muita unção " é muito lindo todos os momentos, ele são uns lindos, que Deus continue derramando muita benção na vida desses pequeninos de Jesus".

O sacerdote Marcelo Santiago, além de trabalhar muito com os jovens de sua comunidade na iniciação e continuidade a vida cristã, se mantem de olhos ligados aos pequeninos, e sempre que pode, compartilha o vídeo das crianças em suas redes sociais, a fim de atingir mais pessoas".

Desejo a todos eles, que Deus possa continuar abençoando-os e continuem assim, sendo pequenos sinais de LUZ, nesse mundo.


Oração pela Saúde

Virgem puríssima, que sois a Saúde dos enfermos, o Refúgio dos pecadores, a Consoladora dos aflitos e a Despenseira de todas as graças, na minha fraqueza e no meu desânimo, apelo hoje para os tesouros da vossa misericórdia e bondade e atrevo-me a chamar-vos pelo doce nome de Mãe. Sim, ó Mãe, atendei-me em minha enfermidade, dai-me a saúde do corpo para que possa cumprir os meus deveres com ânimo e alegria, e com a mesma disposição sirva o vosso Filho Jesus e agradeça a vós, Saúde dos enfermos. Nossa Senhora da Saúde, rogai por nós. Amém!”

via  Advaldo Filho - Jornalista
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
DOAR
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários