Oração para pedir a proteção de São Roque contra epidemias


São Roque é considerado um poderoso intercessor contra as epidemias.


São Roque foi o santo mais invocado na Idade Média. O motivo: ele era considerado o protetor contra a peste bubônica, que amedrontava a Europa. Sua popularidade, entretanto, continua grande, principalmente neste momento na Ásia, segundo os missionários que lá estão.

O santo é tido como protetor dos animais, contra os grandes desastres, terremotos e doenças graves.

Uma vida dedicada às vítimas da peste

São Roque era filho do governador de Montpellier (França). Seus pais o tiveram depois de muitas orações e prometeram dar a Deus o filho que Ele lhes desse.


Quando os pais de São Roque morreram, ele tinha 20 anos de idade e, inspirado na história de São Francisco de Assis, decidiu vender seus bens para fazer votos de pobreza.

Entrou para a Terceira Ordem e, vestido como peregrino, tomou o caminho de Roma pedindo esmola. Durante a epidemia de praga que devastou a Itália, dedicou-se ao cuidado das vítimas pobres e obteve muitas curas.

Entretanto, ele contraiu a doença e, ao voltar a Montpellier, retirou-se em uma cabana em um bosque, juntamente com um cachorro que lhe levava pão todos os dia. Daí vem a origem da sua representação artística com um cão ao seu lado.

Curado milagrosamente, São Roque reapareceu em Montpellier. Morreu lá cinco anos depois de receber os sacramento. Depois de sua morte, a devoção ao santo ficou muito popular na Itália, França em em toda a Igreja. São Roque é invocado durante as epidemias e sua festa é celebrada no dia 16 de agosto. 

Eis abaixo uma breve oração para pedir a intercessão a São Roque:

"Roque, peregrino na Europa, infectado, encarcerado, tu que curastes os corpos e levastes homens a Deus, intercede por nós e salva-nos das misérias do corpo e da alma. Amém."

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário