Quantos anos tinha Maria quando ficou grávida de Jesus?


Acho que a resposta a esta pergunta vai surpreendê-lo. É possível sim chegar com certa proximidade à resposta.



Em nossa sociedade, o momento certo de engravidar é uma pergunta muito discutida entre pais e mães. Na sociedade judaica do tempo de Jesus não era diferente. Portanto, ela vivia em um contexto com muitas coordenadas que podemos conhecer através da História.



Sabemos que ela estava prometida a um varão chamado José. Algo que seria escandaloso para a sua época seria se Maria ficasse grávida antes de sua maioridade. Ela e José poderiam ter sérias repreensões. Como isso não consta nos Evangelhos, podemos dizer que Maria ficou grávida depois dos 12 anos e meio.

Uma segunda fonte onde podemos buscar luzes sobre este momento é na tradição do livros Apócrifos, que são livros que não foram aceitos como canônicos, ou seja, como parte da Bíblia Católica, por conterem partes que não são de acordo com a nossa fé. Mas, eles podem conter algumas tradições que poderiam ser verdadeiras ou interessantes para nossa vida de piedade. Por exemplo, os nomes dos pais de Maria, Joaquim e Ana, chegaram a nós por meio de Apócrifos.

Para responder à nossa pergunta inicial, teremos que olhar especificamente o livro apócrifo Evangelho de Pseudo-Mateus. Temos este texto em português no livro de Luis H. Rivas, que diz: “e sucedeu que Maria chegou ao 14 anos de idade ” e isso deu ocasião aos fariseus para murmurar sobre a não-gravidez de Maria. O interessante é que, mais à frente no texto, segue-se o tema da Anunciação, como a conhecemos no texto de Lucas (1,26-38).

Resumindo então, com certeza podemos dizer que Maria tinha mais de 12 anos por causa do contexto histórico, e por tradição apócrifa podemos afirmar que tinha 14, o que faz sentido pois ela já era maior de idade (para a cultura judaica).

via A12
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários