Quando é comemorado o dia de Nossa Senhora de Nazaré?

Nossa Senhora de Nazaré

Salve Nossa Senhora de Nazaré, a Rainha da Amazônia!

Em várias partes do Brasil, sua devoção é parte da vida de muitos fiéis, sendo celebrada no Pará, no Tocantins, em Brasília, no Maranhão, no Piauí, em Pernambuco, em Rondônia, no Amapá, em São Paulo, em Minas Gerais e em Saquarema, no Rio de Janeiro. Mas fica uma dúvida: afinal de contas, qual é o dia certo de sua celebração, 8 de setembro ou 8 de outubro?



Primeiro, seria importante lembrar que é uma devoção nascida em Portugal, onde, segundo a tradição, uma imagem esculpida pelo próprio São José teria sido levada para a Espanha e, após uma batalha, levada para Portugal,concedendo ao guerreiro português Dom Fuas Coutinho, almirante da esquadra portuguesa, um milagre. Vale a pena conhecer a sua história.

Aqui no Brasil, no entanto, sabemos que a sua maior devoção se expressa no Pará, especialmente na procissão do Círio de Nazaré. É tão forte que já é considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial. Participam mais de dois milhões fiéis.

A Santa Sé, em 1792, autorizou a realização da procissão no dia 8 de setembro. O primeiro Círio então foi realizado no dia 8 de setembro de 1793. Porém, não havia uma data fixa. Ela poderia ser realizada em setembro, outubro ou novembro. Somente em 1901, o Bispo Dom Francisco determinou que fosse celebrada no segundo domingo de outubro.

Em Saquarema (RJ), por outro lado, a celebração continua sendo em setembro. Como a imagem foi encontrada por um pescador em uma das colinas no dia 8 de setembro, permanece sua celebração neste mesmo dia, perto do “Costão” onde estava inicialmente. Lá foi construída uma Igreja, e desde 1630 celebra-se a sua devoção. 

Na Igreja Católica, a festa de Nossa Senhora de Nazaré, é celebrada no segundo domingo de outubro.

via A12

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários