O que significa o nome “José”?


Devido ao papel privilegiado de São José como pai adotivo de Jesus e esposo da Virgem Maria, o nome se tornou um dos mais populares para os meninos de todos os tempos. Mas qual é o significado desse nome? 




“José” é derivado do hebraico Yosef e foi mencionado pela primeira vez no Antigo Testamento. De acordo com a Abarim Publications, “O verbo יסף (yasap) significa adicionar, aumentar ou fazer novamente.”



Este verbo aparece como nome no livro de Gênesis, quando Raquel, a segunda esposa de Jacó, finalmente tem um filho, depois de muitos anos de infertilidade:

“Lembrou-se Deus de Raquel, ouviu-a e tornou-a fecunda. Raquel concebeu e deu à luz um filho. ‘Deus – disse ela – tirou o meu opróbrio’. E chamou-o José, dizendo: ‘Dê-me o Senhor ainda outro filho!’” (Gênesis 20, 22-24). 

Raquel teve outro filho e o chamou “Benjamin”. 

O nome “José” é, frequentemente, traduzido como “aquele que aumenta, acrescenta ou dobra”. Alguns comentários bíblicos afirmam que o nome significa “Ele (o Senhor) acrescentará”.

São Josemaria Escrivá reflete sobre este significado: 

“O nome José, em hebraico, significa ‘Deus acrescentará’. Deus acrescenta dimensões insuspeitas às vidas sagradas daqueles que fazem sua vontade. Ele acrescenta a única dimensão importante que dá sentido a tudo, a dimensão divina. À vida humilde e santa de José, acrescentou – se assim posso dizer – as vidas da Virgem Maria e de Jesus, nosso Senhor. Deus não se deixa perder em generosidade. José poderia fazer as suas próprias palavras de Maria, sua esposa: ‘Ele olhou graciosamente para a humildade de sua serva … porque aquele que é poderoso, aquele cujo nome é santo, operou para mim suas maravilhas.’”

Muitos outros santos afirmaram que a devoção a São José acrescentou muito às suas vidas, enriquecendo-as através da graça abundante de Deus. 

Enfim, o significado histórico e espiritual do nome “José” fornece muito material para meditação durante o seu próximo período de oração.O nome de José é um com uma rica história espiritual e fornece muito material para meditar durante o seu próximo período de oração.

via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários

  1. Meu marido chama-se José, porém é muito revoltado com Deus e sabendo do significado do nome passa a ser muito irônico e sarcástico, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. At 4rabet online cockfight, you'll discover an extensive selection of sports coverage, tailored to cater to a diverse range of interests. Whether you're a fan of the heart-pounding action of football and basketball, the finesse of tennis, or the high-speed thrills of Formula 1 racing, there's something here for everyone.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário