Arquidiocese de Belo Horizonte anunciou a criação do Santuário


Na segunda-feira, 25 de fevereiro, ao completar um mês do rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), a Arquidiocese de Belo Horizonte anunciou a criação do Santuário Nossa Senhora do Rosário e de um memorial em homenagem às vítimas desta tragédia.


A bênção da pedra fundamental do Memorial Minas de Esperança, em homenagem às vítimas do rompimento da barragem, ocorreu durante um momento de oração no Centro de Treinamento de Líderes Dom José Dalvit, o qual foi elevado à Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora do Rosário.


Conforme assinalou a Arquidiocese mineira, este memorial será o campanário do Santuário, terá 20 metros de altura e cinco sinos, que tocarão sempre às 12h27, hora em que a barragem se rompeu.

“O Campanário se compõe de três mãos, que sustentam a cruz, a cruz que é símbolo da Arquidiocese de Belo Horizonte, e no braço dessas mãos, que sustentam os sinos, colocaremos a placa com os nomes de todas as vítimas dessa tragédia. Recordando dos que já partiram, possamos trabalhar para valorizar a vida”, explicou o Arcebispo, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, em uma entrevista.

Logo após a bênção da pedra fundamental, os fiéis seguiram em procissão luminosa até a igreja de São Sebastião, Matriz de Brumadinho, onde participaram de Missa presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello.

“Eu quis também estar com vocês, presença de irmão na fé, que chora junto com todos”, disse o Núncio aos presentes.

O Prelado também orientou os fiéis a viverem o luto, mas os motivou a “não se deixarem vencer pelo desespero, medo e angústia”. Segundo ele, é preciso oferecer todas as dores a Deus. “Coragem, Brumadinho. Deus está contigo!”, expressou.

A atenção do Papa

Por sua vez, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Sérgio da Rocha, entregou ao Papa Francisco um colete usado pelos voluntários em Brumadinho.

O Purpurado recebeu este colete das mãos dos próprios voluntários quando visitou a cidade no dia 12 de fevereiro e recebeu o pedido de que o entregasse ao Santo Padre. Foi o que fez na última sexta-feira, 22 de fevereiro, no Vaticano, onde esteve para participar do encontro sobre a proteção dos menores.

“O Papa expressa a sua solidariedade, a sua oração, acolhendo esta veste com muita atenção. Isto é, o Papa se interessou para saber melhor da própria situação em Brumadinho e expressou sua oração, sua solidariedade”, contou o Purpurado a Vatican News.

Além disso, o presidente da CNBB expressou o desejo de “que este testemunho e atenção do próprio Papa em relação a Brumadinho motive toda a Igreja no Brasil a ter a mesma solidariedade, a querer sempre mais estar unida aos irmãos e irmãs que ali estão”.


via ACI

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários