01 de Agosto: começa a Novena Milagrosa de Santa Filomena


Com muita fé, devoção e graças! Está novena foi composta pelo Santo Cura D'ars.



ORAÇÃO PARA CADA DIA DA NOVENA

Gloriosa Virgem e Mártir, tão amada de Deus, Santa Filomena, eu me regozijo convosco e com o poder que Deus vos deu para glória de seu nome, para edificação da sua igreja e para honrar os méritos da vossa vida e da vossa morte… Gosto de contemplar-vos assim pura, assim generosa, tão fiel a Jesus Cristo e ao seu Evangelho, tão magnificamente recompensada no Céu e na terra. Atraído pelos vossos exemplos na prática de sólidas virtudes, cheio de esperança, à vista das recompensas concedidas pelos vossos méritos, eu me proponho seguir-vos na fuga de todos os males e no compromisso de fazer tudo o que Deus me pedir.



Ajudai-me, ó grande Santa, com o vosso poder de intercessão. Obtende-me, sobretudo uma pureza inviolável, para sempre; uma força de alma sempre invencível a todos os ataques; uma generosidade que não se recusa a qualquer sacrifício, por Deus… e um amor tão forte, que não recue perante a morte pela Fé de Jesus Cristo, pela Santa Igreja Romana e pelo Sumo Pontifície, Pai comum de todos os fiéis, Pastor dos Pastores, Vigário de Jesus Cristo em todo o mundo.

A estes favores que vos peço, com todo o fervor da minha alma, eu acrescento, Santa Filomena, uma nova graça que igualmente tenho a plena confiança de obter pela vossa poderosa intercessão: (expor a graça que se pretende, com simplicidade, confiança e humildade). Este Deus tão bom por quem derramastes o vosso sangue dando a vossa vida; este Deus tão bom que tantos prodígios realizou em nós e por vosso intermérito, este Deus tão bom que nos amou até à morte, até querer dar-se a mim na Eucaristia… não se recusará a atender as vossas preces em favor dos meus pedidos. Eu espero, eu ponho toda a minha confiança n´Ele e em vós. Amém. 

Primeiro Dia

Considera que Santa Filomena foi virgem e se manteve sempre pura… no meu do mundo, apesar da perseguição… Pura até à morte. Que modelo! Posso contemplá-la sem me sentir humilde? Qual é a causa da minha confusão? Qual será o remédio para evitar essa confusão? Humilha-te muitas vezes diante da pureza da alma de Santa Filomena e assim encontrarás o mais precioso dos tesouros.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo.

(Primeira oração)

Segundo Dia

Considera que Santa Filomena foi constantemente pura e inocente porque ela foi martirizada pelo seu respeito pelas coisas sagradas. Conservou no uso dos sentidos, a modéstia de Jesus Cristo. Ela soube manter-se afastada de um mundo perverso e das ocasiões perigosas. Imita-a nesta santa vigilância.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Pratica o que tens negligenciado e conserva-te sempre puro e agradável aos olhos de Deus.

(Primeira oração)

Terceiro Dia

Considera que Santa Filomena conservou e aumentou o amor que tinha a Jesus por uma pureza perfeitamente alimentada com a oração, sem abandonar a vida espiritual, nem os sacramentos, onde a alma se purifica com o Sangue de Jesus Cristo e se alimenta com o seu Corpo Sagrado… divino germe da virgindade cristã, pela recordação de que os seus membros eram membros do Corpo de Jesus Cristo e o seu corpo templo do Espírito Santo. Não terás força idêntica? Que uso vais fazer dela?

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Redobra o fervor em todas as orações. Diz, de vez em quando, para ti mesmo: “Os meus membros são os membros de Jesus Cristo. Eu sou tempo do Espírito Santo.” 

(Primeira oração)

Quarto Dia

Considera que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo até à morte. Ela mostrou nos seus tormentos uma paciência invencível. Sofrimento e paciência são em ti, inseparáveis? Tens sofrido raramente; sofrido pouco… e nunca até à morte! De onde te vem tanta fraqueza? Não queres um remédio para isso? Que meios estás a utilizar?

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Sofre, com paciência, as dores contrariedades, as tristezas, porque o Senhor cuidará de ti neste dia.

(Primeira oração)

Quinto Dia

Considera que Santa Filomena sofreu o martírio por Jesus Cristo. Queriam arrancar-lhe a Fé, queriam fazê-la violar o voto do seu batismo; induzi-la a seguir o exemplo dos idólatras ou dos apóstatas. Que querem de ti, em tantas ocasiões, o demónio, o mundo, a carne e o teu coração, senão arrastar-te para faltas semelhantes? Falsos temores são os que te fazem esquecer os teus deveres e trair a tua Fé. Ó Deus que realidade vergonhosa! Eu Vos prometo retomar a coragem.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Obtém alguma vitória sobre o respeito humano. Diz, de tempos a tempos: “é melhor agradar a Deus do que aos homens.”

(Primeira oração)

Sexto Dia

Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, colocou em prática esta palavra do Salvador: aquele que não despreza a sua vida por amor de mim não pode ser meu discípulo…

Santa Filomena não hesitou um momento. Ela sacrificou tudo. Em ocasiões menos difíceis mostro-me digno de Jesus Cristo? Quando há concorrência entre Deus e homem, entre a graça e a natureza, entre o amor de Deus e as afeições humanas, a quem dou eu a preferência? Oh, não degeneremos mais da nossa dignidade de filhos de Deus e de discípulos de Jesus Cristo.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Esforça-te hoje por agradar senão a Deus, ou às criaturas unicamente por Deus. Longe de ti toda a afeição desordenada.

(Primeira oração)

Sétimo Dia

Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo, teve a força de suportar os sarcasmos, os ultrajes dos perseguidores, dos seus carrascos, e da maior parte dos espectadores do seu suplício.

Ela não foi menos generosa nem menos constante, nem menos jubilosa na confissão pública da sua fé. Se o mundo te der a beber este mesmo cálice, sentirás coragem para devorar a sua amargura com os mesmos sentimentos? E que te importa o seu desprezo, o seu desdém, as tuas perseguições, mesmo as mais sangrentas? Aquele que Deus estima poderá alguma vez julgar-se desonrado? Não temas! Prossegue o teu caminho porque ele te conduz á glória eterna.

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Não deixes que o teu coração se altere, se alguém hoje te disser alguma palavra brusca, grosseira, picante, ofensiva e injuriosa.

(Primeira oração)

Oitavo Dia

Considera que Santa Filomena, morrendo por Jesus Cristo para todas as coisas do mundo, entrou na alegria da vida eterna. Sim, eu estou certa, disse ela no seu coração, que o soberano Juiz me dará pelos bens perecíveis que eu sacrifico ao seu amor, a coroa da justiça que prometeu…

Quando morre esta digna esposa de Jesus Cristo começa imediatamente a brilhar no tabernáculo de Deus com os homens, no seguimento do Cordeiro. É este o pensamento que eu gosto de desenhar diante de mim, quando se trata de fazer algum sacrifício? Que impressão causa ele ao meu coração? Para que lado faz pender a balança? Ah, diziam os santos, para ter tudo, percamos tudo. E eu que digo?

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Impõe-te hoje qualquer sacrifício voluntário… Faz prontamente e de bom grado aqueles que estão ligados ao teu dever. 

(Primeira oração)

Nono Dia

Considera que Santa Filomena, depois de ter sacrificado tudo aqui na terra por Jesus Cristo, recebeu d´Ele, mesmo neste mundo, mais do que o cêntuplo do que tinha dado. Que reputação! Que poder! Que glória! Quantos humilhados a seus pés! Quantos grandes humilhados a seus pés! Quantas multidões de peregrinos nos seus diversos santuários! Quantas festas em sua honra! Quantos tributos de veneração prestados ás suas imagens… Que zelo empenhado em obter as suas relíquias… É assim que Deus cumpre as suas promessas… Oh, se nós cumpríssemos o seu desejo que consiste em seguir os seus mandamentos. Mas, privando-o da sua glória, de quantos méritos e favores não nos privamos nós mesmos, que para este mundo, quer para o outro?...

Participa na Santa Missa em sua honra e visita uma das suas imagens, se puderes fazê-lo. Pratica hoje alguma obra de misericórdia em honra da santa. Dispõe-te através de uma boa confissão para receber dignamente nosso Senhor Jesus Cristo. 

(Primeira oração)

ORAÇÃO PARA O FINAL DA NOVENA

Eis-me no fim da minha novena. Peço a Deus e a Santa Filomena que me abençoem. Ah! Como sou feliz por contribuir um pouco com os meus humildes esforços para propagar um culto ao qual a Providência ligou tantas graças!...

Meu Deus, em nome de Santa Filomena, atendei o meu desejo. E vós, ó grande Santa, não desprezeis a humilde dedicação que eu Vos consagro com esta pequena obra.

Tudo o que há de bom é para Vós. E todo o que há de imperfeito pertence unicamente a mim.

SANTA FILOMENA, ROGAI POR NÓS.

COMPARTILHE

Comentários