Milhões de devotos toma as ruas de Belém em devoção a Nossa Senhora de Nazaré


Procissão de número 226 reuniu mais de 1 milhão de fiéis. Percurso de 3,6 km foi feito em 5 horas de romaria. 



Ainda era madrugada quando a movimentação nas ruas de Belém já estava intensa em direção à Catedral, de onde partiu às 6h48 a edição de número 226 do Círio de Nossa Senhora de Nazaré neste domingo (14). Gestos de devoção e fé à padroeira dos paraenses marcaram a procissão de 3,6 km até a Praça Santuário.



De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), mais de um milhão de pessoas acompanharam o Círio, que é considerado uma das maiores manifestações religiosas do mundo. Este ano, a procissão que relembra a história do achado da imagem original da santa encerrou depois de quase 5 horas de duração.

Ao longo do percurso, empresas, instituições e famílias fizeram homenagens à Virgem de Nazaré. Chuva de papel picado e muitos fogos marcaram a passagem da Imagem Peregrina pelas ruas da capital neste domingo. O padre Antônio Maria cantou para os romeiros em frente a um banco na avenida Presidente Vargas e durante a passagem da Berlinda, uma chuva de pétalas de rosas emocionou os devotos.

Devoção

A servidora pública Sheila Oliveira acompanhou a procissão desde o início e conta que participa para agradecer por graças alcançadas."Sempre venho, acompanho desde criança, vinha com meus pais. Tenho gratidão pela saúde, prosperidade, passei no concurso que sempre almejei, fiz muitas promessas e hoje estou aqui para agradecer", disse.

O jovem Mateus Eduardo veio do município de Barcarena para agradecer pela graça alcançada. "Foi uma promessa que eu e minha mãe fizemos. Prometi que se eu passasse em Direito, acompanharia o Círio com um livro na cabeça. Já estou no quarto semestre e vim agradecer", afirma o estudante.

O casal Demetrio e Leia levaram uma pequena casa para a romaria. Eles chegaram a Belém na sexta-feira (12) depois de uma longa caminhada de quatro dias. "Viemos caminhando de Igarapé-Açu para pagar pela promessa da conclusão da casa do nosso filho. Só Nossa Senhora nos dá forças. Ano que vem estaremos aqui", afirmou o devoto.

Multidão lotou as ruas de Belém durante o Círio de Nazaré
Foto: Tarso Sarraf/Colaborativo

Grande procissão

A procissão teve início após uma missa campal presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, em frente à Catedral de Belém, no bairro da Cidade Velha.

Procissão do Círio de nazaré teve início após missa campal.
Foto: Andréa França/ G1

O trajeto iniciou na Praça Frei Caetano Brandão, seguiu pela praça do Relógio, av. Portugal, Boulevard Castilhos França, av. Presidente Vargas e av. Nazaré até a Praça Santuário. As vias do corredor do Círio e suas transversais ficaram fechadas um dia antes para garantir maior organização das procissões.

A Imagem Peregrina é conduzida em uma Berlinda decorada especialmente para o evento. Os devotos puxam a Berlinda por meio de uma corda de 400 metros, que é muito disputada pelos devotos para pagar promessas.

400 metros da corda são disputados pelos promesseiros no Círio.
 Foto: Andréa França/ G1

O Círio também tem a participação de 13 carros de promessa, onde os devotos depositam os votos, objetos de cera como partes do corpo e casas que são levados à procissão. Os carros são conduzidos por estudantes de escolas católicas de Belém.

Em 2014, a organização do Círio recebeu, oficialmente, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Círio de Nazaré. 

Ver-o-Peso ficou lotado de devotos o Círio 2018. 
Foto: Tarso Sarraf/ Colaborativo

via G1
COMPARTILHE

Comentários