Pular para o conteúdo principal

Verdade ou mentira? Padre comente racismo ao entregar em mãos hóstia para mulher negra?




Um vídeo de um padre, provavelmente brasileiro, realizando a cerimônia de entrega de hóstias consagradas (comunhão) a católicos, tem dado o que falar. Tudo porque no ato religioso ele comunga para duas mulheres brancas na boca, e para uma negra ele entrega nas mãos.


MAS SERIA RACISMO ISSO?

Veja o vídeo e tire suas conclusões:


Para pessoas que não frequentam a igreja realmente a cena dá várias interpretações, mas o que realmente acontece neste vídeo?

PROCEDIMENTOS DA COMUNHÃO 

De acordo com o blog Padre Paulo Ricardo (padrepauloricardo.org/blog/), a Comunhão na mão deve manifestar, tanto quanto a Comunhão recebida na boca, o respeito para com a real presença de Cristo na Eucaristia. Por isso, será preciso insistir, como faziam os Padres da Igreja, sobre a nobreza dos gestos dos fiéis. Assim, os recém batizados do fim do século IV recebiam a norma de estender as duas mãos fazendo “com a esquerda um trono para a direita, pois esta devia receber o Rei” (5.ª Catequese Mistagógica, n. 21, PG 33, 1125; S. João Crisóstomo, Hom. 47, PG 63, 898, etc.).

Logo vimos que o gesto da mulher negra bate perfeitamente com que prega a igreja católica.

MAIS VÍDEOS


Nos primeiros segundos deste vídeo, que está disponibilizado no Youtube, identificamos o mesmo gesto de uma mulher, que não é negra, recebendo a hóstia consagrada nas mãos. Aliás, não só uma pessoa, mas praticamente todas recebem da mesma forma.Vale ressaltar que depende de cada catequese do fiel o ato da comunhão. Uns recebem diretamente na boca, outros preferem estender a mão, mas nenhuma dessas formas podem ser consideradas racistas pelo padre que faz o ato.

No site Montfort, em uma sessão de fórum sobre doutrinação, há uma resposta bastante interessante sobre isso:  


É importante que todos leiam ao invés de proferir inverdades e disseminando a ‘fake news’.

CONCLUSÃO

O padre não praticou racismo algum, apenas atendeu ao pedido da católica em receber a hóstia com as mãos. A notícia que o padre é racista é falsa!

via Front Católico
COMPARTILHE

Comentários