Novena para pedir a intercessão da Bem aventurada Dulce dos Pobres diante do Santíssimo Sacramento


Santa Dulce dos Pobres, rogai por nós!

Esta novena tem como objetivo olhar para o exemplo de vida cristã da bem aventurada Dulce para que, seguindo os seus passos de discípula do Salvador, possamos, por meio da sua intercessão, alcançar a graça que necessitamos para a nossa salvação e, ainda, aumentar a nossa devoção à Santa Eucaristia, tornando-nos adoradores do Senhor que está presente em corpo, sangue, alma e divindade nos tabernáculos de nossas igrejas, assim, como fazia o anjo bom do Brasil. 


Por isso, todos os dias esta novena deve ser rezada diante do Santíssimo Sacramento exposto à adoração ou não. Assim, por meio dela podemos deixar que Cristo possa incutir na nossa alma as virtudes que conduziam a vida desta serva de Deus.

A novena terá seu início no dia 13 e vai até o dia 21 (de cada mês). Será realizada na presença do Santíssimo Sacramento levando os participantes a adoração e contemplação do Senhor. 

Oração inicial

Ó Senhor Jesus, presente no Santíssimo Sacramento, venho por meio desta novena e adoração, seguindo o exemplo de ir. Dulce, o anjo bom do Brasil, que passava noites e noites na vossa presença, interceder e rezar pelos mais necessitados tanto de bens materiais como de bens espirituais. Quero, por isso, recorrer à intercessão desta vossa serva, a bem aventurada Dulce dos Pobres, para que vós, Senhor, possais olhar para a pobreza da minha alma, que se inclina diante da vossa misericórdia para pedir aquilo que necessito ( fazer o pedido). 

1º dia

A exemplo da bem aventurada Dulce, busquemos a conversão do coração. 

Palavra de Deus: Mt. 19,1-10 

Silêncio para interiorização da palavra 

Canto sugerido: Oração pela Família 

“A beleza está nas pessoas, nas plantas, nos bichos, em todas as coisas de Deus. É mais intensa ainda nos olhos de quem consegue ver, acima da simplicidade, a beleza com que ele criou cada pequeno detalhe da vida”. (Ir. Dulce) 

Meditação: Ir. Dulce, ainda conhecida pelo nome de Maria Rita, era uma menina de 13 anos que gostava muito de brincar e se divertir. Porém, sua tia Madaleninha querendo que ela visse a vida de uma forma diferente, ensinando-lhe que a vida não é só brincadeiras e divertimentos, mas, assim como ela tem rosas existem também os espinhos, levou-a para que ela conhecesse as dificuldades, os sofrimentos, a pobreza e a miséria que atingia muitas pessoas. Foi visitando os pobres com a sua tia que a bem aventurada Dulce teve o seu primeiro encontro com os pobres e com a realidade dura da vida. Naquele momento o Senhor já começou a chamar a sua serva para trabalhar na sua seara. A garota que só pensava em brincar passou a escutar o apelo de Jesus que a dizia: “todas as vezes que fizestes isso a um destes pequeninos, que são meus irmãos, foi a mim que o fizestes!” (Mt 25, 40). 

Oremos: Ó Deus pai de bondade livra-nos do egoísmo e das ilusões deste mundo, para que atendendo ao chamado do vosso Filho, a exemplo da bem aventurada Dulce, possamos ser sensíveis às necessidades espirituais e corporais dos nossos irmãos, ajudando através da nossa conversão na construção do seu projeto de salvação no mundo. Por Cristo Nosso Senhor. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 glória ao Pai. 

2º dia

Como a bem aventurada Dulce queremos dizer sim a Vontade de Deus na nossa Vida. 

Palavra de Deus: Mt 5, 43-48 

Silêncio para interiorização da palavra 

Canto sugerido: Como barro nas mãos do oleiro... 

“O que fazer para mudar o mundo? Amar. O amor pode sim mudar a realidade”. (Ir. Dulce) 

Meditação: em 13 de agosto de 1933 no convento do Carmo em São Cristovão,Sergipe, a jovem Maria Rita dá o seu sim a Cristo, tomando o hábito das missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, recebendo o nome religioso de Ir. Dulce, em homenagem a sua mãe. Porém, este nome já revelava aquilo que a nossa beata seria para os pobres através dos seus gestos de amor e caridade, a doçura do amor de Cristo. Ir. Dulce colocará em prática as palavras que sua madre fundadora dirigiu a ela neste dia de consagração “ que a humildade da Mãe celeste reine nos seus corações, que a sua pureza resplandeça em vocês, que a sua simplicidade e retidão sejam um estímulo para a sua perfeição em cada ato; sigam como verdadeiras e fiéis filhas de Maria”. É por isso, que a Bem aventurada Dulce afirmará que a vocação é o ideal de santificar-se e que também os outros se santifiquem. 

Oremos: Ó Pai criador de todas as coisas, que nos chama a perfeição por meio do seu Filho Jesus Cristo, concede-nos a graça de vivermos a vocação de filhos de Deus para que servindo a vós na vossa Igreja e nos irmãos, possamos contribuir com o nosso sim, a exemplo de Maria e da bem aventurada Dulce, na realização do vosso projeto de salvação. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 Ave Maria, 1 glória ao Pai 

3º dia

Bem aventurada Dulce, mulher entregue a oração. 

Palavra de Deus: Mt. 7,1-12 

Silêncio... 

Canto sugerido: com Jesus tudo pode ser mudado 

“A oração é para nossa alma como o ar para o nosso corpo”. (Ir. Dulce) 

Meditação: A Bem aventurada Dulce dos pobres acreditava que por sermos criaturas sem força devíamos buscar a nossa força em Deus, já que só podemos dar aos outros aquilo que temos e recebemos de Deus. Por isso, para suportamos as lidas de cada dia, as imperfeições do próximo amando-o sem restrição, precisamos por meio da oração, segundo a religiosa, encontrar a força de servir e de amar no amor de Deus.

Oremos: Senhor dá-nos a graça de que por meio da vida de oração e da intimidade convosco, experimentando o seu amor e escutando a sua Vontade, através da meditação da vossa Palavra, possamos aprender a amar e servir a vós e aos irmãos com a nossa vida, transmitindo aquilo que nos concede por meio da oração. 

Amém.

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 Glória ao Pai.

4º dia

Bem aventurada Dulce, mulher eucarística. 

Palavra de Deus: Jo 6, 30-40 

Silêncio... 

Canto sugerido: Se calarem a voz dos profetas 

“Se amamos a deus como ele deve ser amado, então fazemos tudo por ele, ou seja, por aquele que é Sua imagem e semelhança: o pobre, o carente, o necessitado”. (Ir. Dulce) 

Meditação: “O amor não é sentimento, não é emotividade. O amor é fiel, generoso. O amor não é dependência. O amor é reciprocidade. Jesus me dá o pão da vida para distribuí-lo com o irmão” ( Ir. Dulce). Esta frase da bem aventurada Dulce revela o quanto tudo aquilo que ela viveu e fez tinha uma única fonte Jesus Cristo. E este Jesus ela encontrava todos os dias no altar da eucaristia, onde ela alimentava a sua vida com o amor de Cristo, unindo o seu coração ao Dele por meio da comunhão diária e com isso, cultivando um único sentimento e um único objetivo com Cristo, amar e servir. 

Oremos: ó Senhor infundi em nossa alma o desejo de buscar constantemente alimentar a nossa vida no amor de Cristo, oferecido na eucaristia, para que a exemplo da Bem aventurada Dulce, possamos fortalecidos pelo vosso amor, amar sem limites o nosso irmão ao ponto de entregarmos a nossa vida pela sua salvação. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 Glória ao Pai.

5º dia

Bem aventurada Dulce, modelo de missionária do Salvador. 

Palavra de Deus: Mc. 16, 9-20 

Silêncio... 

Canto sugerido: Navegar 

“Precisamos ser evangelho vivo”. (Ir. Dulce) 

Meditação: Ir. Dulce apaixonada pela causa do evangelho sempre se preocupou com o anúncio da Palavra de Deus, já que para ela só através da vivencia desta Palavra de vida é que a pessoa humana poderia encaminhar a sua vida e a do seu próximo para Deus, Sumo bem para todos nós. Por isso, é que uma das suas primeiras atividades evangelizadoras foi dar catequese no horário de almoço aos operários das fábricas em Salvador na Península Itapagipana. Continuou com este trabalho evangelizador quando fundou o hospital santo Antônio sempre preocupada em falar de Deus aos seus pacientes e aos funcionários do hospital. 

Oremos: ó Deus de bondade, faz-nos ouvintes atentos da vossa `Palavra de Vida para que nos tornando discípulos do vosso Filho Jesus, possamos a exemplo da Bem aventurada Dulce anunciá-lo com a nossa vida e os nossos gestos, edificando, assim, o vosso reino de paz, justiça e solidariedade. Por Cristo Nosso Senhor. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 Glória ao Pai 

6º dia

Bem aventurada Dulce um exemplo de humildade que gera sacrifício para o bem do próximo. 

Palavra de Deus: Mt. 5, 1-16 

Silêncio... 

Canto sugerido: Oração de São Francisco 

“Se imitarmos o exemplo de nossa mãe do céu, a humildade, a caridade, o silêncio, seremos realmente felizes”! (Ir. Dulce) 

Meditação: um dos fatos mais conhecidos da vida do anjo bom do Brasil é que ao estar visitando as famílias pobres em dos bairros de Salvador, a religiosa encontra um jovem jornaleiro que lhe pede ajuda, dizendo-a em um tom suplicante “irmã não me deixe morrer na rua”. Ao olhar para aquele garoto pobre que lhe suplicava socorro a santa religiosa não hesitou, não tendo nada para oferecer naquele momento a este jovem pediu a um banhista que passava naquela rua neste momento que arrombasse a porta de algumas casas abandonadas para que ela abrigasse aquele enfermo nestas casas desabitadas, pudendo cuidar dele melhor. Olhando para este gesto de coragem e de profundo amor ao próximo, ir. Dulce sacrificou a sua boa fama, arrombando aquelas casas, visando o bem e a salvação daquele menino. Ir. Dulce foi insultada e perseguida por muitos por causa deste seu gesto, mas isto não importava a ela, pois o que era realmente importante era o bem estar do seu irmão.

Oremos: Deus de misericórdia concede-nos pela vossa graça a virtude da humildade, para que seguindo os passos da Bem Aventurada Dulce dos pobres, possamos esquecendo de nós mesmos vencer o nosso egoísmo para buscar o bem e a salvação dos nossos irmãos. Por Cristo nosso Senhor. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 Glória ao Pai 

7º dia

 Ir. Dulce, uma alma que espera no Senhor 

Palavra de Deus: Rm 8,18-25 

Silêncio... 

Canto sugerido: Amar somente a Ti 

“Diante de sofrimentos, lutas e tribulações, devemos nos guiar pela nossa fé. tudo se torna mais fácil, quando se tem fé. não uma fé oscilante, mas uma fé firme naquele que tudo pode e tudo nos concede”. (Ir. Dulce) 

Meditação: O tão conhecido hospital santo Antônio, que atende milhares de pacientes carentes que vem de todo estado da Bahia, procurando atendimento médico, é fruto de uma atitude de fé da religiosa baiana. Não tendo onde abrigar os seus doentes e sendo expulsa de todos os lugares, onde se instalava com eles, pediu a superiora do seu convento para abrigá-los no galinheiro ao lado do convento, tendo a permissão dela colocou lá 70 doentes, dando inicio assim a sua obra de caridade. Só uma mulher de fé e que confia tão plenamente em Deus pode transformar o impossível para o nosso humano em possível por meio da fé em Cristo. “tudo posso Naquele que me fortalece” 

Oremos: Senhor nosso Salvador aumenta a nossa esperança nas vossas promessas de Vida plena para que, confiando no vosso amor possamos transformar por meio da fé, como a bem aventurada Dulce, o impossível para nós em possível para vós. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 Glória ao Pai 

8º dia 

Bem aventurada Dulce, expressão da força de Deus. 

Palavra de Deus: Rm. 8, 26-30 

Silêncio... 

Canto sugerido: Cântico de Maria 

“Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me dá forças para ir sempre em frente”. (Ir. Dulce) 

Meditação: Ir. Dulce apesar de ter uma saúde muito frágil, devido a sua doença pulmonar que possibilitava ela utilizar apenas 45% do pulmão, nunca se deixou abater pela sua fragilidade humana, mas buscando a sua força em Deus, trabalhava incansavelmente pelo crescimento da Sua Obra de amor. Colocava sempre o problema dos outros na frente dos seus. Isto demonstra que nada a amedrontava, nem a fazia retroceder no cumprimento da vontade de Deus na sua vida. Esta serenidade era mantida pela religiosa, por causa da sua confiança em Deus. 

Oremos: Ó Senhor, nosso salvador, que dispusestes as graças necessárias para a nossa salvação por meio da sua Igreja. Fazei com que nós, seguindo os passos da bem aventurada Dulce através da confiança plena no vosso amor, possamos superar as dificuldades da vida com serenidade, não deixando que o desespero tome conta do nosso coração.

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 ave Maria, 1 Glória ao Pai 

9º dia

Ir. Dulce, uma vida totalmente consagrada a Deus Palavra de Deus: Fl. 1, 18b-26 

Silêncio... 

Canto sugerido: Permanecei em mim é teu pedido Senhor... 

“A sublimidade da nossa vida está na doação total de nosso ser a Deus”! (Ir. Dulce) 

Meditação: A vida do anjo bom do Brasil foi uma vida totalmente dedicada ao projeto de Deus, pois viveu plenamente a caridade ao se interessar pelo bem e pela salvação do outro, tanto na dimensão material e humana como na dimensão espiritual. Ao viver a sua vida como dom de serviço a Deus e aos irmãos tornou-se exemplo para todos os batizados, mostrando o que é viver como filha de Deus e consagrada, fazendo tudo para aproximar-se do Senhor e levando outros a se aproximarem desta fonte de salvação e vida, que é Cristo, a partir das suas ações de amor. 

Oremos: Senhor da Igreja, impulsiona-nos a viver o nosso batismo, como viveu a bem aventurada Dulce, para que consagrando a nossa vida ao Senhor, possamos trabalhar para a nossa salvação e a do nosso irmão, realizando, assim, o projeto de amor, que o nosso Deus preparou para toda a humanidade. 

Amém. 

1 Pai Nosso, 3 Ave Maria, 1 glória ao Pai.

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários