Se você fez o sinal da cruz hoje, esta excelente notícia é para você


O Sinal da Cruz é um gesto simples, mas uma profunda expressão de fé para cristãos católicos e ortodoxos. 



Como católicos, é algo que fazemos quando entramos em uma igreja, depois de receber comunhão, antes das refeições, e toda vez que oramos. Mas o que exatamente estamos fazendo quando fazemos o sinal da cruz? 




Aqui estão 21 coisas:

1. Oração.

Começamos e terminamos nossas orações com o Sinal da Cruz, talvez não percebamos que o sinal é em si uma oração. Se a oração, no seu núcleo, é "uma revolta da mente para Deus", como disse São João Damasceno, então o Sinal da Cruz certamente se qualifica. "Nenhum gesto vazio, o sinal da cruz é uma oração poderosa que envolve o Espírito Santo como o defensor divino e agente da nossa vivência cristã bem-sucedida", escreve Bert Ghezzi.

2. Abra a graça.

Como sacramental, o Sinal da Cruz nos prepara para receber a benção de Deus e nos permite cooperar com Sua graça, de acordo com Ghezzi.

3. Santifica o dia.

Como um ato repetido ao longo dos momentos-chave de cada dia, o Sinal da Cruz santifica o nosso dia. "Em cada passo e movimento dianteiro, em cada entrada e saída, quando colocamos nossas roupas e sapatos, quando nos banhamos, quando nos sentamos à mesa, quando acendemos as lâmpadas, no sofá, no assento, em todo o comum ações da vida cotidiana, traçamos na testa o sinal ", escreveu Tertuliano.

4. Comprometer todo o eu a Cristo.

Ao mover nossas mãos de nossas frentes para nossos corações e, em seguida, em ambos os ombros, estamos pedindo a benção de Deus para a nossa mente, nossas paixões e desejos, nossos próprios corpos. Em outras palavras, o Sinal da Cruz nos compromete, corpo e alma, mente e coração, a Cristo. (Eu estou parafraseando esse escritor ortodoxo russo.) "Deixe levar em seu ser inteiro - corpo, alma, mente, vontade, pensamentos, sentimentos, fazer e não fazer - e assinar com a cruz fortalece e consagra a inteiro na força de Cristo, em nome do Deus trino ", disse o teólogo do século XX, Romano Guardini.

5. Lembre-se da encarnação.

Nosso movimento é descendente, da nossa frente ao nosso peito "porque Cristo desceu dos céus para a terra", escreveu o Papa Inocente III em suas instruções sobre como fazer o sinal da cruz. Segurando dois dedos juntos - ou o polegar com o dedo anelar ou com o dedo indicador - também representa as duas naturezas de Cristo.

6. Lembre-se da paixão de nosso Senhor.

Fundamentalmente, ao traçar os contornos de uma cruz sobre nós mesmos, estamos lembrando a crucificação de Cristo. Esta lembrança é aprofundada se mantivermos a nossa mão direita aberta, usando todos os cinco dedos para fazer o sinal - correspondente às Cinco Feridas de Cristo.

7. Afirme a Trindade.

Ao invocar o nome de Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo, estamos afirmando nossa crença em um Deus trino. Isso também é reforçado usando três dedos para fazer o sinal, de acordo com o Papa Inocêncio III.

8. Concentre nossa oração em Deus.

Uma das tentações na oração é abordá-lo a Deus enquanto o concebemos - o homem lá em cima, nosso amigo, uma espécie de gênio cósmico, etc. Quando isso acontece, nossa oração se torna mais sobre nós do que um encontro com o Deus vivo . O Sinal da Cruz imediatamente nos concentra no Deus verdadeiro, de acordo com Ghezzi: "Quando invocamos a Trindade, fixamos nossa atenção no Deus que nos criou, não no Deus que fizemos. Deslamos nossas imagens e abordamos nossas orações a Deus, como ele se revelou: Pai, Filho e Espírito Santo ".



9. Afirme a procissão do Filho e do Espírito.

Ao primeiro levantamento da nossa mão em nossa testa, lembramos que o Pai é a primeira pessoa da Trindade. Ao abaixar a nossa mão, "expressamos que o Filho procede do Pai". E, ao terminar com o Espírito Santo, significamos que o Espírito procede tanto do Pai quanto do Filho, de acordo com Francisco de Sales.

10. Confesse nossa fé.

Ao afirmar a nossa crença na Encarnação, a crucificação e a Trindade, estamos fazendo uma espécie de mini-confissão de fé em palavras e gestos, proclamando as verdades fundamentais do credo.

11. Invoca o poder do nome de Deus.

Na Escritura, o nome de Deus traz poder. Em Filipenses 2:10, São Paulo nos diz que "em nome de Jesus todo joelho se dobre, dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra". E, em João 14: 13-14, o próprio Jesus disse: "E o que quer que você peça em meu nome, farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se você pedir qualquer coisa de mim em meu nome, eu farei isso. "

12. Crucifique-nos com Cristo.

Quem desejar seguir a Cristo "deve negar a si mesmo" e "pegar a cruz", como Jesus disse aos discípulos em Mateus 16:24. "Eu fui crucificado com Cristo", escreve São Paulo em Gálatas 2:19. "Proclamar o sinal da cruz proclama o nosso sim a esta condição de discipulado", escreve Ghezzi.

13. Pedir apoio em nosso sofrimento.

Ao cruzar nossos ombros, pedimos a Deus "nos apoiar" para nos dominar - em nosso sofrimento ", escreve Ghezzi.

14. Reafirmar o nosso batismo.

Ao usar as mesmas palavras com as quais fomos batizados, o Sign of the Cross é um "resumo e re-aceitação do nosso batismo", segundo o então cardeal Joseph Ratzinger.

15. Inverta a maldição.

O Sinal da Cruz recorda o perdão dos pecados e a reversão da Queda passando "do lado esquerdo da maldição à direita da benção", de acordo com as Sales. O movimento da esquerda para a direita também significa nossa passagem futura da miséria presente para a futura glória, assim como Cristo "atravessou da morte à vida e do Hades ao Paraíso", escreveu o Papa Inocêncio II.

16. Remova-nos à imagem de Cristo.

Em Colossenses 3, São Paulo usa a imagem da roupa para descrever como nossas naturezas pecaminosas se transformaram em Cristo. Devemos retirar o eu antigo e colocar o self "que está sendo renovado ... na imagem de seu criador", diz Paul. Os Padres da Igreja viram uma conexão entre este verso e o descascamento de Cristo na cruz: "ensinar que tirar a nossa natureza antiga no batismo e colocar uma nova era uma participação na descolagem de Cristo à sua crucificação", escreve Ghezzi.

Ele conclui que podemos ver o Sinal da Cruz como "nosso modo de participar do despojamento de Cristo na Crucificação e seu vestido de glória na sua ressurreição". Assim, ao fazer o Sinal da Cruz, estamos nos identificando radicalmente a totalidade do evento de crucificação - não apenas as partes dele que podemos aceitar ou que são palatáveis ​​para a nossa sensibilidade.

17. Marque-se para Cristo.

No grego antigo, a palavra para sinal era sphragis, que também era uma marca de propriedade, de acordo com Ghezzi. "Por exemplo, um pastor marcou sua ovelha como sua propriedade com uma marca que ele chamou de sphragis", escreve Ghezzi. Ao fazer o Sinal da Cruz, nos marcamos como pertencentes a Cristo, nosso verdadeiro pastor.

18. Soldado por Cristo.

O sphragis também era o termo para o nome de um general que seria tatuado em seus soldados, de acordo com Ghezzi. Esta também é uma metáfora adequada para a vida cristã: enquanto podemos ser comparados à ovelha no sentido de seguir a Cristo como nosso pastor, não somos chamados a ser envergonhados. Em vez disso, somos chamados a ser soldados de Cristo. Como escreveu São Paulo em Efésios 6, "Coloque a armadura de Deus para que você possa permanecer firme contra as táticas do diabo. ... pegue o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus ".

19. Salve o diabo.

O sinal da cruz é uma das armas que usamos nessa batalha com o diabo. Como um pregador medieval chamado Aelfric declarou: "Um homem pode acenar maravilhosamente com as mãos com 20. Selar-nos no Espírito.

Criando qualquer benção a menos que ele faça o sinal da cruz. Mas, se o fizer, o demônio logo será assustado por causa do símbolo vitorioso. "Em outra declaração, atribuída a São João Crisóstomo, os demônios dizem que" voam para longe "no Sinal da Cruz" que o teme como um funcionários com os quais eles são espancados. " (Fonte: Enciclopédia Católica.)

20. Selem-nos no Espírito.

No Novo Testamento, a palavra sphragis, mencionada acima, também é traduzida como selo, como em 2 Coríntios 1:22, onde São Paulo escreve que "aquele que nos dá segurança com você em Cristo e que nos ungiu é Deus; Ele também colocou seu selo sobre nós e deu o Espírito em nossos corações como uma primeira parcela. "Ao fazer o Sinal da Cruz, estamos mais uma vez nos selando no Espírito, invocando Sua poderosa intervenção em nossas vidas.

21. Testemunhar os outros.

Como um gesto feito muitas vezes em público, o Sinal da Cruz é uma maneira simples de testemunhar a nossa fé para os outros. "Não nos deixemos ter vergonha de confessar o Crucificado. Seja a Cruz nosso selo feito com ousadia por nossos dedos em nossa testa, e em tudo; sobre o pão que comemos e os copos que bebemos; em nossas idas e saídas; antes do nosso sono, quando nos deitamos e quando nos levantamos; quando estamos no caminho, e quando ainda estamos ", escreveu São Cirilo de Jerusalém.

Traduzido de Catholic Digestt via Nossa Senhora cuida de mim

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários

  1. Amém como foi bom ter aprendido o significado do Sinal da Cruz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário