Por que os católicos fazem o sinal da cruz antes de rezar?


É uma espécie de superstição medieval?

Quando um grupo de cristãos de diferentes denominações se reúne para orar, é fácil descobrir quem é (ou era) católico. Em vez de mergulhar diretamente na oração, dirigindo-se a Deus Pai, o católico usa sua mão para traçar uma cruz sobre seu corpo ou testa.

LEIA TAMBÉM: [21 poderosos benefícios de fazer o sinal da cruz]



Por que? É algum tipo de ritual supersticioso? Antes de tudo, vejamos a história por trás disso.

De acordo com escritos que datam do século III, os cristãos têm feito o sinal da cruz sobre seus corpos desde o início. O apologista cristão Tertuliano escreveu na época: "Nós, cristãos, traçamos em nossas frentes com o sinal da cruz".

LEIA TAMBÉM: [Se você faz o sinal da cruz, então, essas coisas surpreendentes acontecerão em sua vida]

Em seguida, acrescentou: "Em todas as nossas viagens e deslocamentos, em todos os nossos regressos e saídas, colocar nossos sapatos, no banho, à mesa, acender nossas velas, deitar, sentar-se, qualquer emprego nos ocupa, marcamos nossas frentes com o sinal da cruz ".

São Cirilo de Jerusalém, que vivia no século IV, observou nas suas Catequeses: "Não nos envergonhemos de confessar o Crucificado. Seja o cruzamento do nosso selo, feito com audácia por nossos dedos em nossa sobrancelha e em tudo; Sobre o pão que comemos e os copos que bebemos, nas nossas idas e nas nossas saídas; antes do nosso sono, quando nos deitamos e quando acordamos; quando estamos viajando e quando estamos em repouso ".

LEIA TAMBÉM: [Por que devo fazer o sinal da cruz quando passo por uma igreja?]

Acredita-se que esta tradição inicial de marcar o corpo de alguém com a cruz foi inspirada por uma passagem no livro de Ezequiel, onde diz: "E o Senhor lhe disse:" Atravesse a cidade, através de Jerusalém, e coloque uma marca sobre a Frentes dos homens que suspiram e gemem sobre todas as abominações que estão cometidas nela "(Ezequiel 9: 4).



Em algumas traduções desta passagem, lê: "marque Tau sobre as testas". Tau é uma letra do alfabeto grego que está escrito como T, e assim os primeiros cristãos viram nela o sinal da cruz. Eles acreditavam que o sinal da cruz os separava e os "marcava" como um povo escolhido que pertence ao único Deus verdadeiro.

O sinal da cruz que os católicos fazem antes da oração ou qualquer outra atividade não deve ser um ato supersticioso, mas uma profissão exterior de fé.

LEIA TAMBÉM: [O valor do sinal da cruz]

Como o Catecismo de Baltimore explica: "O sinal da cruz é uma profissão de fé nos principais mistérios de nossa religião, porque expressa os mistérios da Unidade e da Trindade de Deus e da Encarnação e morte de nosso Senhor ... [ele] expressa o mistério da Encarnação, lembrando-nos de que o Filho de Deus, tornando-se homem, sofreu a morte na cruz ".

O Catecismo da Igreja Católica acrescenta: "O cristão começa seu dia, suas orações e suas atividades com o Sinal da Cruz:" em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém. "A pessoa batizada dedica o dia à glória de Deus e invoca a graça do Salvador que o deixa agir no Espírito como filho do Pai. O sinal da cruz nos fortalece em tentações e dificuldades "(2157).



A cruz está no centro do que acreditamos e nos cruzando é suposto ser um constante lembrete do preço que Jesus pagou por nossos pecados. É uma profissão de fé e uma simples oração que tem um poder tão grande. De acordo com São João Crisóstomo, "onde quer que [os demônios] vejam o sinal da cruz, eles voam para longe, temendo isso como uma equipe com quem eles são espancados".

LEIA TAMBÉM: [Ele foi questionado quando fez sinal da cruz ao passar por uma Igreja Católica e sua resposta é um belo testemunho]

No final, o sinal da cruz é um gesto simples que tem raízes antigas e bíblicas. Embora pareça que alguns católicos o fazem de forma supersticiosa, nunca foi feito de tal maneira. Recorda esse profundo sacrifício de Jesus há 2.000 anos e solicita ativamente que sua ajuda nos ajude em nossa necessidade.

Artigo originalmente publicado por Catholic Digestt, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários