O único medo da santa que viu Nossa Senhora de Lourdes


Santa Bernadette Soubirous é a menina para quem Nossa Senhora apareceu em Lourdes. Algum tempo depois das aparições, ela entrou para a vida religiosa, no convento de Nevers, adotando o nome de Irmã Marie-Bernard.



Em 1870, a guerra franco-prussiana rumava para o seu fim, com a derrota de Napoleão III. No entanto, os soldados da Prússia que marchavam pelo norte da França ainda representavam uma real ameaça e causavam pavor à população.

LEIA TAMBÉM: [Corpo incorrupto de Santa Bernadette: o que os médicos forenses viram nas exumações]
Por volta de 9 de dezembro, com os prussianos já nos limites do departamento de Nièvre, cuja capital é Nevers, o cavaleiro Gougenot des Mousseaux foi visitar a religiosa no convento para lhe fazer algumas perguntas.
Suas questões e as respostas de Santa Bernadette foram registradas para a posteridade pelo Conde Lafond, que, aliás, não demonstra grande apreço pessoal pela religiosa a julgar pelo comentário que escreve a seu respeito: “Irmã Marie-Bernard… Essa irmã não serve para nada e, no entanto, é considerada o tesouro de Saint-Gildard. Olham para ela como o baluarte da cidade episcopal e lhe atribuem a salvação durante a invasão de 1870; os prussianos estavam em todos os condados vizinhos e quase às portas de Nevers“.
O conde continua o seu relato reproduzindo a entrevista de Gougenot des Mousseaux a Santa Bernadette:
– Recebeu, na gruta de Lourdes ou depois, alguma revelação relacionada com o futuro e o destino da França? A Santíssima Virgem não lhe deixou nenhuma advertência ou ameaça de perigo para transmitir à França?
– Não.
– Os soldados da Prússia estão chegando. Não tem medo?
– Não.
– Então não há nada a temer?
– Eu só tenho medo dos maus católicos.
– Não tem medo de mais nada?
– Não, de mais nada.


____________
A imagem que ilustra este texto é uma foto do corpo intacto de Santa Bernadette, que, desde 3 de agosto de 1925, está exposto em uma urna de cristal na capela do convento de Saint-Gildard, em Nevers, França. A cidade fica na Borgonha, a 260 quilômetros de Paris.
via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários