Quantos anos tinha São José quando Jesus nasceu?

Será que ele era um jovem ou um homem mais velho?




Nós não sabemos muito sobre São José. Na Bíblia, ele simplesmente é descrito como o “esposo de Maria”, um “carpinteiro” e um “homem justo”. A idade dele e as circunstâncias de sua morte não ficam muito claras nas Escrituras.



No entanto, várias tradições ajudam a esclarecer a questão e oferecem possíveis cenários a serem considerados.
Uma tradição muito comum na Igreja Ortodoxa diz que José já tinha idade avançada quando se casou com a Virgem Maria. Antes de levar Maria para sua casa, a esposa anterior de José (com quem ele teve vários filhos) morreu. Foi preciso um tempo até que se afirmassem que as crianças eram os “irmãos” de Jesus.
Um texto do século VI, intitulado  História de José, o Carpinteiro, vai ao encontro do que diz a tradição:

Por fim, com o passar dos anos, o homem chegou a uma idade muito avançada. No entanto, ele não trabalhava sob nenhuma fraqueza corporal, nem tinha a visão fraca ou qualquer dente faltando na boca. Durante todo o tempo de sua vida, ele nunca perambulou; mas como um menino, sempre exibia vigor juvenil, e seus membros permaneciam intactos e livres de toda dor. Sua vida, portanto, no total, era de cento e onze anos, sua velhice se prolongava até o limite máximo.

Por outro lado, muitos estudiosos e historiadores bíblicos acreditam que José era um jovem, talvez até mesmo um adolescente, quando Jesus veio ao mundo. O Instituto Internacional de Estudos afirma: “acreditamos que Maria e José estavam na adolescência quando Jesus nasceu. Eles possivelmente tinham cerca de dezesseis e dezoito anos respectivamente. Esta era a norma para os recém-casados judeus naquela época “.
O venerável Fulton Sheen compartilha um sentimento semelhante: “José, provavelmente, era um homem jovem, forte, viril, atlético, bonito, casto e disciplinado, o tipo de homem que se vê trabalhando em um banco de carpinteiros”.


Esta teoria também leva em conta as longas jornadas que a Sagrada Família realizou em torno do nascimento de Jesus. É difícil imaginar um José de idade avançada cuidando de Maria e Jesus, enquanto eles iam para um país estrangeiro.
Seja qual for a verdade, José era um “homem justo”, que fez tudo o que pôde para proteger Maria e Jesus. Ele olhou para eles com um coração terno e amou os dois com um amor profundo e permanente.
via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA DE EVANGELIZAÇÃO:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários