A suposta garota “grávida” do Padre Reginaldo Manzotti nem sequer existe

O que foi descoberto pelo site boatos.org, dedicado a desmentir notícias falsas.

Nas últimas semanas, mais um boato calunioso revirou a internet por envolver um dos sacerdotes católicos mais conhecidos e estimados do Brasil.



De acordo com as “fake news” que se espalharam como praga e que tanto andam na moda pelo mundo inteiro, o pe. Regionaldo Manzotti teria engravidado uma jovem chamada Adriele Fernandes, de 21 anos, moradora da cidade de Porteirinha, no Estado brasileiro de Minas Gerais.

Leia também: [URGENTE: É boato a notícia sobre Padre Reginaldo Manzotti ter engravidado jovem, diz site especializado.]
Segundo a mentira que inundou as redes sociais, Adriele Fernandes teria relatado vários encontros com o padre em eventos dele. De quebra, teria desabafado com a seguinte mensagem, igualmente falsa:
“Tem sido difícil pra mim. Já entrei em contato com ele (Reginaldo), mas diz que não me conhece, que nada aconteceu, mas, eu vou provar. Assim que a criança nascer, vou entrar na justiça e exigir exame de DNA e isso vai esclarecer tudo”.

Diferentes versões da mesma mentira

Inúmeras versões diferentes do boato foram divulgadas por vasta quantidade de blogs, sites e páginas em redes sociais – incluindo as de alguns autoproclamados “colunistas de renome nacional“.

Leia também: [Fiéis se reúnem para orar por Padre Reginaldo Manzotti após boato de ter engravidado garota]
Os textos, no geral, diziam que a jovem se chamava Adriele Fernandes, tinha 21 anos e era de Porteirinha (MG). Uma das últimas versões relatava que Adriele teria denunciado o padre a “um jornal do norte de Minas Gerais” – mas não dizia o nome do suposto jornal.

Jornal não existe

O site boatos.org, dedicado exclusivamente a investigar e desmentir histórias falsas que circulam pela internet, foi atrás dos jornais do norte de Minas e só encontrou um veículo de comunicação que tinha publicado um suposto “depoimento direto” de Adriele Fernandes: um site chamado “Mais Vistas”.


No entanto, não se trata de nenhum jornal. O boatos.org observa a respeito desse site:
“O site não tem nada de confiável (normalmente, publica histórias falsas ou mal contadas). Vale dizer que a tal Adriele poderia ter se pronunciado em redes sociais e não falado a um jornal do interior”.

Grávida não existe

A equipe do boatos.org tentou localizar também a suposta jovem grávida, Adriele Fernandes. Sem sucesso. Ela não foi encontrada em nenhuma rede social que correspondesse ao nome e à foto que havia sido divulgada. Também não foi achado nenhum registro em nome da jovem de Porteirinha (MG).
Considerando que todas as versões da falsa notícia usaram uma mesma e única fonte não verificada, que foi a suposta postagem da própria Adriele Fernandes, seria de esperar que Adriele tivesse algo mais a dizer sobre o caso que atingiu repercussão internacional. No entanto, transcorridos dias depois da viralização das “fake news“, Adriele nunca apareceu. Nenhum jornal a localizou. Ninguém a localizou.

Reze também: [Reze esta oração pelo Padre Reginaldo Manzotti]
Mesmo que existisse uma ainda não localizada Adriele Fernandes de 21 anos em Porteirinha, seria preciso comprovar a suposta gravidez, o que passa longe de ser o caso.

O que disse o padre que foi acusado falsamente

O pe. Reginaldo Manzotti publicou a seguinte nota:
“A assessoria de imprensa do Padre Reginaldo Manzotti esclarece à imprensa que a notícia recebida na segunda-feira, dia 08 de janeiro de 2018, sobre a jovem, de 21 anos, supostamente grávida do padre, do norte de Minas Gerais, é falsa.
O sacerdote desconhece a jovem mencionada. Frisamos que o mesmo é um Padre e segue o seu sacerdócio de forma primorosa e fiel”.

Conclusão do boatos.org

O site que descarta histórias sem fundamento espalhadas pela internet declara:
“Podemos ver que a história surgiu em um site de fake news. A jovem, por enquanto, não apareceu e o padre desmentiu tudo. O único ponto diferente na história toda é que um “colunista” de fofoca comprou a tese e potencializou o texto. Sendo assim, boato. Até a próxima”.
No tocante a este caso, esperamos que não haja uma próxima.

Leia também: [Nota oficial de esclarecimentos à imprensa – Padre Reginaldo Manzotti]

Via Aleteia
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários