Sim, até mães ocupadas podem rezar


Você pode fazê-la, mesmo com um turbilhão de crianças em sua casa.

Nos últimos anos, minhas orações muito favoritas - e a verdade seja dita, os únicos que eu consegui rezar alguns dias - são orações ejaculadoras espontâneas: "Senhor, não me deixe chegar atrasado!" "Querido Jesus, deixe-o dorme o maior tempo possível! "" Obrigado, Senhor, pelo meu café quente e chuveiro! "



Um observador externo provavelmente pensaria que eu sou louco enquanto vivo o dia, fazendo malabarismos com crianças e tarefas domésticas, e parecendo falar comigo mesmo a cada poucos minutos. Ainda não falo comigo mesmo; Eu sei disso, em algum lugar, alguém me escuta e me anima, e o que parece caos e desordem é, na realidade, inteiro, bonito e cheio de sentido. É como um caleidoscópio; se nós apenas olharmos para uma imagem da imagem, é desordenada e aleatória, mas vista como um todo, é tão gloriosa quanto uma vitrine de vitrais.

Acordando a realidade

Minha vida costumava ter uma beleza diferente, menos caleidoscópica. Gosto de me lembrar dos meus anos universitários, porque era como viver em um conto de fadas de tranquilidade espiritual. Eu tive tempo para o ritual diário de reflexão da manhã e várias rotas diferentes para o campus da faculdade, ao longo do qual eu poderia encontrar um tempo e lugar para a oração, a adoração, a confissão ou um simples momento de paz no caminho para as aulas.

Na minha bolsa, sempre havia espaço para uma bíblia de bolso, não manchada pela compota de maçã de um bebê ou pela areia da caixa de areia. Meu tempo era muito meu; Eu organizei como eu queria, de acordo com minhas necessidades, interesses e nível de energia. Como eu disse: um conto de fadas!

Eu tinha pouca ideia do que seria ter uma família. Eu não percebi que seria como entrar numa nave espacial, na qual meu mundo ordenadamente ordenado seria lançado na desordem da minha gravidez, e o tempo ficaria relativo devido ao quanto minha vida iria acelerar. Eu não tinha previsto o quão difícil eu teria que trabalhar para estar lá para mim, meu marido, meus filhos e Deus.



Litania para mamãe

Com o nascimento de meus filhos, o furacão "Maternidade" soprou em meu mundo espiritual. Hoje em dia, não abrindo meus olhos pela manhã com um salmo nos meus lábios, porque meu primeiro pensamento sobre o meu dia é sobre meus filhos: estão todos certos? Eles já acordaram? Se eles fizeram, onde eles estão, o que eu faço para o café da manhã e por que eles estão chorando?

Quando - depois de uma xícara de café quente - eu recupere consciência plena, entro no modo de estar atento aos ruídos de meus filhos (ou a falta de isso - se é silencioso, eles estão fazendo alguma coisa!), suas alegrias e queixas, etc. Aqueles que têm filhos sabem que é um estado de espírito que não tem modo "off". Durante todo o dia, eu ouço "Mamãe, eu tenho que fazer xixi! Mamãe, estou com fome! Mamãe brinca comigo! Mamãe não! Mamãe sim! Por favor, mamãe! Mamãe, dê para mim! Mamãe vem aqui! "Quando penso com uma empatia especial sobre Maria, a quem rezamos tantas letanias ... e começo a entender por que às vezes temos que esperar uma resposta às nossas orações!

No entanto, no meio de toda essa loucura, encontrei um método de oração. Se você é mãe, sua vida doméstica provavelmente não é tão diferente da minha, então talvez você se beneficie dessas idéias também!




Formas de rezar

Reze com sua vida. 

Este é um método defendido por muitos santos. Agradeço muito agora, quando o silêncio e os momentos mais longínquos da solidão são um luxo raro. Ofereço meus deveres diários para uma intenção particular - não apenas todos os meus deveres juntos no início do dia, porque então é difícil para mim experimentá-los individualmente como espirituais. Ofereço cada um individualmente à medida que eu faço: colocar uma criança na cama, fazer café da manhã, andar, tempo de brincar, lidar com colapsos - tudo o que de certa maneira leva esforço e abnegação de mim, é oferecido para uma intenção específica.

Uma dezena do Rosário. 

O Rosário não é uma oração fácil para mim, mas posso oferecer uma dezena durante o dia, entre lavar pratos e fazer cereais. Eu uso um anel de rosário no meu dedo para lembrar, e isso realmente ajuda.

Youtube. 

Encontrei uma bela interpretação do terço da Divina Misericórdia no YouTube. Felizmente, meus filhos simplesmente aceitam e não tentam afogá-lo. Eu tenho alto-falantes na cozinha que posso me conectar ao meu smartphone, então logo depois de ouvir programas infantis e "música clássica para gênios" (sério, está no Spotify!) Eu ligo no terço. Isso me permite ouvir, cantar ou, muitas vezes, viver vivo ao redor de seus sons ao ler livros com as crianças.

Reaprendendo para orar com minhas crianças

Meu filho de três anos pode fazer o sinal da cruz, dizer uma oração a seu anjo da guarda e terminar dizendo: "Jesus, eu confio em você". Eu me beneficiaria com isso. Muitas vezes, é a minha única oração explícita durante o dia; um que aquece meu coração. Quando olho para minha filha e seu entusiasmo, sua alegria e seu foco total nas palavras faladas, eu gostaria de ser como ela.

Talvez eu tenha tido que desistir do meu estilo de vida de fadas pré-crianças, mas minha vida de oração não terminou; Isso mudou - e eu não trocaria minha vida familiar agitada e maravilhosa por qualquer coisa.

Artigo originalmente publicada por Aleteia, traduzida e adaptada ao português por Nossa Senhora cuida de mim.
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários