Nota de 300 anos é encontrada em estátua de Jesus. E todos se intrigam assim que a leem


Enquanto restauravam uma estátua de madeira do século XVIII de Jesus Cristo, um grupo de restauradores da empresa Da Vinci Restauro fez uma intrigante descoberta. Na parte de trás do objeto havia uma nota que remonta a 1777 e que foi assinada por Joaquin Minguez, padre espanhol da Catedral de Burgo de Osma na época.



Na nota o sacerdote traz à tona questões como a economia local da comunidade onde vivia, política, religião, e temas como os passatempos da época e as pessoas famosas. O documento representa uma espécie de “cápsula do tempo”, segundo os restauradores. Até mesmo assuntos como ‘as doenças mais comuns’ foram citados.



Apesar da descoberta, a legitimidade do documento ainda não foi comprovada por historiadores ou arqueólogos. “Os papéis do século XVIII apareceram quando estamos retirando o Cristo da cruz. A madeira por dentro estava oca e assim que abrimos lá estavam as notas”, disse a restauradora Gemma Ramírez Millares. “O documento fala sobre a vida e os costumes na cidade na época”, acrescenta.


A empresa relata que o achado foi encaminhado ao historiador Efren Arroyo. Ele afirmou ter sido “incrível a descoberta de documentos antigos no interior da estátua”. Contudo, suas pesquisas para comprovar a legitimidade do papel ainda estão em andamento.



A estátua de Jesus é geralmente mantida na Igreja de Santa Agueda, na aldeia de Sotillo de la Ribera. O local fica na província espanhola de Burgos.
Via BOW
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários