Messi e sua promessa à Virgem do Rosário

Se a Argentina for campeã do mundo em 2018...

Era uma conversa com um jornalista na véspera de um amistoso preparatório para a Copa do Mundo. E com uma simples promessa, o jogador Lionel Messi causou um alvoroço. O camisa 10 do Barcelona e da seleção argentina prometeu que, se a Argentina for campeã do mundo em 2018, ele vai peregrinar a pé de sua casa em Arroyo Seco, próxima a Rosário, até o santuário de San Nicolás de Los Arroyos.



Durante a entrevista, o jornalista da TyCSports, Martín Arevalo, sugeriu: “Se formos campeões do mundo, vamos caminhando até Luján ou San Nicolás?”
Messi riu e respondeu, pensando no santuário que fica mais perto da cidade onde ele passou a infância e tem uma casa, a cerca de 50 quilômetros da igreja. Então, o jogador não teve dúvida: “sim, sim, óbvio, vamos a San Nicolás”. E selou o compromisso, apertando a mão do jornalista.
Depois, o jogador Sergio Kun Agüero também se uniu à promessa. Aliviado por não ter que sair de Buenos Aires até o santuário de San Nicolás, o que daria cerca de 300 quilômetros, o atacante do Manchester City concordou em cumprir a intenção, desde que todos saíssem da casa de Messi. Ao saber que o trajeto seria de mais ou menos de 50 quilômetros, o atacante brincou: “vamos no trote”.


Em San Nicolás, todos esperam os craques de braços abertos. O portal Infocielo consultou um vereador da cidade, que disse que a população vai aguardar Messi com um assado e todos vão acompanhar a caminhada da entrada da cidade até o santuário.
O Santuário de Maria do Rosário de San Nicolás tem uma história muito recente. A devoção teve início cerca de quatro anos antes que Lionel Messi nascesse perto de lá, em Rosário. Em 1983, vários rosários em várias casas de San Nicolás ficaram iluminados misteriosamente.
Em 25 de setembro daquele ano, enquanto rezava diante do acontecimento, a Virgem teria aparecido a uma leiga mãe de família e lhe pediu para que procurasse uma imagem dela que tinha sido abençoada por um Papa e estava esquecida. Uma imagem com essas características foi encontrada no campanário da diocese e era uma Virgem do Rosário.
Dois anos depois, o templo começou a ser construído. A obra ficou pronta em 2014 e, hoje, recebe milhares de pessoas todos os anos.
As romarias a pé, a cavalo ou de carro a partir de vários pontos fizeram de San Nicolás um dos centros de peregrinação mais concorridos da Argentina, principalmente durante a festa da Virgem do Rosário, em 25 de setembro.
A final do Mundial da Rússia será disputada no dia 15 de julho de 2018. Será que em setembro do ano que vem Messi estará na casa da Virgem?
via Aleteia

COMPARTILHE


Comentários