Conheça a discopatia degenerativa, doença que atinge o Padre Marcelo Rossi


O Padre Marcelo Rossi é muito conhecido pela população e inclusive já lançou diversos livros, como o Ágape e Philia. Há alguns anos, ao aparecer visivelmente abatido, ele confessou ter sofrido de uma grave depressão e posteriormente, de anorexia.



Outra doença que também atinge o padre é a discopatia degenerativa, comum no processo de envelhecimento e que acaba atingindo principalmente homens entre os 40 e 55 anos.


“Na realidade, qualquer indivíduo adulto pode começar a desenvolver um processo degenerativo precoce. O crescimento ósseo dos seres humanos geralmente se prolonga até os 16, 17 anos. A partir dessa fase, os ossos começam a ser ‘gastos’, como podemos dizer popularmente”, explica o Dr. Edson Pudles, ortopedista, traumatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).


Segundo ele, o processo degenerativo nos discos intervertebrais ocorre devido à perda de água no local e com isso, eles diminuem a espessura, minimizando a capacidade de movimentação. Normalmente não é doloroso e ocorre com pessoas que carregam muito peso de forma irregular ou possui uma postura incorreta.
Edson afirma que o grande número de casos da doença está associado à longevidade da população, pois de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os idosos representam hoje 12% da população nacional, e chegarão a compor 30% em 2050.


De acordo com o Dr. Márcio Ramalho da Cunha, neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Coluna, os fatores extras que podem acentuar o desgaste são:
- Esporte de alto impacto- Má postura- Obesidade- Tabagismo- Genética
Um dos sintomas mais comuns é a dor lombar, nas costas, podendo atingir as coxas e causar uma hérnia de disco, sendochamada de ciática.
Para detectar a doença, é possível realizar exames físicos e de imagem, como a ressonância magnética. “Especialistas utilizam a ressonância magnética porque quando o disco perde água, apresenta um aspecto mais escuro. Mas geralmente, o exame físico que consiste na apuração das queixas do paciente e dos procedimentos médicos primários é responsável por 70% do diagnóstico. Os outros exames apenas comprovam a hipótese que já existia anteriormente”, diz o Dr. Edson.
Não há cura para a doença, apenas tratamentos para diminuir o desconforto causado por ela. Ainda segundo o Edson, algumas práticas podem ajudar no processo como:
- Ter atenção com a postura- Evitar carregar excesso de peso- Prática de atividades físicas que aumentam a mobilidade da coluna- Evitar atividades pesadas ou que possam causar hipertrofia muscular
Os tratamentos podem ser através de medicação, com o uso de analgésicos e relaxantes musculares, ou pela fisioterapia.




“É fundamental também que o paciente mude seus hábitos, como a postura, o estilo de vida, caso contrário, em casos mais graves, provavelmente seja necessária a realização de cirurgias, mas é extremamente raro, geralmente 95% dos pacientes apresentam uma melhora considerável e não precisam ser submetidos ao processo cirúrgico”, continua o Dr. Edson.


Quando a cirurgia é necessária, ela retira o fragmento discal responsável pela compressão do nervo, minimizando a dor. A prática pode ser por infiltração, que aplica uma dose de anestésico no local por meio de uma agulha, a endoscópica, que consiste em descomprimir a raiz nervosa através do endoscópio e a artrodese, indicada em casos extremos, que insere pinos na região. E você, já passou ou passa pela discopatia degenerativa, assim como o Padre Marcelo Rossi? 
Via Saúde Curiosa
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários