Vida do lateral Alan Ruschel da Chapecoense pode ter sido salva por uma criança


Um menino de cerca de 10 anos de idade orientou os bombeiros para resgatarem o jogador Alan Ruschel numa área de montanha conhecida como “El Gordo”, no município colombiano de La Unión. As informações são da agência de notícias EFE e se baseiam no testemunho de moradores da região que ajudaram no deslocamento dos seis sobreviventes do acidente. Uma das testemunhas é Sergio Marulanda, que relata:



– Quando estávamos estacionando as caminhonetes, chegou uma criança e nos disse que alguns feridos estavam sendo retirados no outro lado. Um policial me disse: “O senhor foi o primeiro a chegar. Coloque a criança na caminhonete e vá a resgatar os feridos”.

As caminhonetes em questão são a 4×4 do próprio Sergio e as de outros quatro amigos, que foram acionados por um irmão de Sergio que é médico. Foi na caminhonete dele que as equipes de resgate deram seu máximo para estabilizar Alan Ruschel e levá-lo até o hospital. Ainda segundo o relato da testemunha, o lateral tinha pouca consciência naquele momento dramático:

– Ele foi agasalhado, perguntava pela família e pelos amigos e disse que sentia muita dor no quadril, porque tinha uma fratura.

Outra das equipes de resgate contou com a ajuda de Teobaldo Garay, capitão do Corpo de Bombeiros do Peru. Ele estava visitando a Colômbia e fez parte do grupo que ajudou a estabilizar o zagueiro Hélio Zampier Neto, o último sobrevivente a ser resgatado.

– Eu cuidava da cabeça e do pescoço [de Neto], porque o paciente chegou com traumatismo craniano severo e pouca consciência.

Carlos Ivan Márquez, diretor da União Nacional para a Gestão do Risco de Desastres, avalia que a operação de resgate foi “uma das mais rápidas” já registradas na Colômbia, graças à boa integração de meios aéreos e terrestres e à eficaz interação entre máquinas e homens.




Na foto em destaque acima, Alan Ruschel aparece à direita do goleiro Danilo, um dos jogadores que infelizmente faleceram na tragédia: Danilo chegou a ser resgatado com vida, mas não resistiu aos graves ferimentos.



Ao chegar ao hospital e ser encaminhado à sala de cirurgia, Alan Ruschel, que está noivo, comoveu os médicos, enfermeiros e o mundo todo ao fazer um pedido surpreendente: “Guardem a minha aliança“.

Além do menino colombiano de 10 anos que ajudou no resgate de Ruschel, outro garoto, sentado triste na arquibancada da Arena Condá em Chapecó, comoveu o planeta e teve sua imagem veiculada em capas de jornais de todo o mundo, simbolizando o choque e a dor perante a tragédia:



Via Aleteia Team 

COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NO FACEBOOK  CLICANDO NO BOTÃO COMPARTILHAR ABAIXO: