Terceira parte do Segredo de Fátima passa por análise científica


Manuscrito da terceira parte do Segredo de Fátima foi analisado por um equipamento científico não invasivo
O Santuário de Fátima revelou nesta quarta-feira, 5, que o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo de Fátima’ foi submetido a análises científicas, com vista à sua certificação, no Centro de Física Atômica.

O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, afirmou em comunicado enviado à Agência Ecclesia que o Serviço de Estudos e Difusão da instituição católica “continua, assim, apostado em fazer uso de metodologias científicas para estudar os mais importantes testemunhos documentais da Mensagem de Fátima”.
O diretor do referido serviço, Marco Daniel Duarte, disse à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima que, através de uma parceria com o Centro de Física Atômica, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, “o documento foi analisado com equipamento científico não invasivo”.
O manuscrito esteve nos laboratórios deste centro entre segunda e terça-feira.


Objetivo da análise
Segundo a coordenadora do projeto científico, Maria Luísa Carvalho, “o objetivo deste trabalho científico tem em vista a caracterização do papel e da tinta; os resultados obtidos serão comparados com os de outros documentos da época, obtidos pela mesma técnica, escritos pela Irmã Lúcia antes e após a redação deste documento, para certificação”.
Deste estudo faz também parte a análise dos documentos da primeira e segunda partes do ‘Segredo de Fátima’, cujos manuscritos são propriedade da Diocese de Leiria-Fátima e que, através de protocolo assinado a 7 de outubro, estão sob os cuidados do Santuário de Fátima.
“Os resultados e conclusões deste trabalho serão publicados numa edição que o Santuário está preparando sobre o Segredo de Fátima e serão ainda objeto de publicação em revista científica internacional da especialidade”, assinala a nota de imprensa.




Exposição do manuscrito

Durante a exposição ‘Segredo e Revelação’, que esteve patente ao público entre 30 de novembro de 2013 e 31 de outubro de 2014, o manuscrito da terceira parte do ‘Segredo’ foi visto por 227 921 visitantes.
O manuscrito, redigido pela irmã Lúcia, pode ser visto na versão virtual da exposição – http://segredoerevelacao.fatima.pt -, que já registou 63 156 visitantes.
De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima (a irmã Lúcia e os beatos Francisco e Jacinta), ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917.
Jacinta e Francisco morreram com 9 e 10 anos, respectivamente, e foram beatificados pelo Papa João Paulo II no ano 2000; a terceira vidente, Lúcia de Jesus (1907-2005), encontra-se em processo de beatificação. Fonte: CN