Nina Pham, sobrevivente do ebola: Acredito no poder da oração



Nina Pham, uma enfermeira de Dallas (Estados Unidos) que esteve lutando contra o vírus ebola depois de atender um paciente no Texas, foi declarada livre da doença e agradeceu a Deus e a todos os que rezaram por ela nas últimas semanas.


“Sinto-me feliz e abençoada por estar aqui hoje”, disse Pham em uma conferência de imprensa em 24 de outubro. “Primeiro e antes de tudo quero agradecer a Deus, a minha família e aos meus amigos. Através deste calvário, coloquei a minha confiança em Deus e na minha equipe médica".


Pham agradeceu a todos os que estiveram envolvidos em seu cuidado, tanto no Texas como de Maryland.


Além disso, expressou o seu agradecimento ao Dr. Kent Brantly, sobrevivente do ebola, por doar seu plasma, chamando-o um "ato abnegado".





"Eu acredito no poder da oração e sei que muitas pessoas ao redor do mundo rezaram por mim", disse. "Uno-me em oração agora pela recuperação dos outros".


A enfermeira de 26 anos, descrita por seus amigos como uma devota católica, contraiu o ebola provavelmente enquanto cuidava de Thomas Eric Duncan, um paciente no Hospital Presbiteriano de Saúde do Texas, em Dallas. Duncan faleceu de ebola em 8 de outubro.


Pham foi transferida ao Instituto Nacional de Saúde em Maryland em 16 de outubro. Numerosos exames mostraram que ela agora está livre do ebola, e retornará ao Texas para continuar recuperando as forças.


O ebola continua devastando zonas do oeste da África. A Organização Mundial da Saúde disse que, até o dia 19 de outubro, cerca de 5 mil mortes foram registradas. Entretanto, as verdadeiras cifras poderiam chegar a 15 mil mortes.


Amber Vinson, enfermeira e colega de Pham, também contraiu ebola depois de cuidar de Duncan. Vinson está sendo tratada atualmente. A sua família disse no dia 22 de outubro que exames recentes tinham diagnosticado que ela estava livre do vírus. Fonte: ACI