Mãe peregrina, ensina seu povo a rezar


Mãe peregrina, ensina-nos a rezar junto com o povo amado do Senhor
Maria de Nazaré, Mãe e Mestra de nossa vida cristã, aqui estamos, como filhos e crianças do Evangelho, pedindo que nos ensines a rezar. Permite-nos entrar em tua casa de Nazaré, pois Nazaré é sempre nossa casa! Aqui mesmo, queremos aprender a louvar a Deus! Contigo dizemos: “Bendito sejas tu, Senhor do universo! Louvado sejas, Senhor, por aquilo que és, pela Tua presença amorosa, maior do que tudo. Nós Te reconhecemos, Deus único, Pai de todos, fonte de todo o bem, Senhor de todas as coisas. Tu nos criaste por pura bondade para participarmos de Tua obra de amor e nos permites usar todos os bens que nos ofereces. Todo o mundo Te louva e Lhe agradece. Faz com que nossa vida cante os Teus feitos e Te chame Bendito”.

“Eis a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38). Assim reconheceste, Maria, que o Senhor é Deus! Ensina-nos a palavra que tantas vezes ressoou em teu ouvido e em teu coração: “Escuta, Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. E trarás gravadas no teu coração todas estas palavras que hoje te ordeno. Tu as repetirás com insistência a teus filhos e delas falarás quando estiveres sentado em casa ou andando a caminho, quando te deitares ou te levantares” (Dt 6, 4-7). Queremos aprender contigo a guardar todas as coisas, meditando-as no coração (cf. Lc 2, 19.51). Ensina-nos que a oração começa na escuta de Deus!

Maria do Magnificat, conduze-nos contigo à casa de Isabel. Tu és bendita entre todas as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Sejamos pequenos contigo e deixemos que Deus olhe para o que somos com Sua misericórdia infinita. Faze que em nosso coração se encontre o desejo de servir e amar, para que nossa oração seja verdadeira. Ensina-nos a rezar contigo o Magnificat. Alcança-nos a graça de sair de nós mesmos e correr com presteza ao encontro das necessidades dos irmãos e irmãs. Abre nossos olhos e o nosso coração aos sofrimentos de quem está ao nosso redor. Sejam benditos e acolhidos com amor, junto contigo, todos os que respeitam o Senhor. Os humildes sejam exaltados, dispersos os orgulhosos, saciados os famintos. E todos os servos de Deus, de ontem e de hoje, sejam acolhidos por aquele que é fiel em Seu eterno amor! Então, em tua companhia brotará de nossos lábios a oração: “A minh’alma engrandece o Senhor e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador!” Ensina-nos, Maria, a oração que leva a Deus a vida de todos, sobretudo dos mais pobres e sofredores!

Maria de Belém, peregrina e romeira, Maria dos caminhos difíceis e cansativos. Maria da multidão, em Belém de Judá, procuraste com José um lugar para te abrigares. Procura junto conosco os lugares para os mais pobres de nossas cidades. Foste peregrina em Jerusalém, levando nos braços o próprio Deus, que visitava o Seu Templo! Foste muitas vezes ao templo, cumpriste teus votos e promessas, foste fiel na observância da lei! Ajuda-nos a rezar junto com os outros, como povo amado do Senhor. Nossas igrejas e capelas, que são casas de oração, tornem-se repletas das vozes do povo que louva, agradece, pede perdão e suplica confiante pelas necessidades de todos. Ensina-nos a viver nossos deveres religiosos!
Maria, discípula em Caná, ensina-nos a rezar. Tenhamos contigo a atenção às necessidades do próximo, para levá-las a Jesus, o único que pode transformar água em vinho. Ajuda-nos a acreditar na receita do milagre, ensina-nos de novo a lição que deste aos servidores de Caná: “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo 2, 5). Dá-nos acreditar como discípulos naquele que faz a festa da vida acontecer, o Senhor que nos dá de presente a alegria! Ensina teu povo a rezar sempre e em todas as circunstâncias. Nossa oração seja feita de obediência e fidelidade a Deus.
Maria de Nazaré, ensina teu povo a rezar a oração do dia a dia vivido no amor. Saibamos valorizar o silêncio, o diálogo amigo, as orações mais simples, o trabalho diário oferecido a Deus com amor, sem desperdiçar sentimentos e esperanças, dores e alegrias. Ajuda-nos a levar tudo ao Altar de Deus, para unir nossa vida ao Sacrifício Redentor de Jesus, teu Filho amado. Ensina teu povo a rezar!
Maria, Mãe do Redentor, estavas de pé junto à Cruz de Jesus. Ensina-nos a rezar a oração da entrega e da participação no Mistério de Cristo. Recolhe conosco, pelas ruas do Círio, lágrimas, suor, esperanças e sonhos. Tudo ganhe sentido e nossa vida encontre seu rumo.
Maria de Nazaré, de Belém e do Cenáculo. A Igreja que aguardou o dia de Pentecostes estava em oração junto contigo. Faze-nos unidos em oração e abertos às inspirações do Espírito Santo, para continuarmos a peregrinação da fé. Ensina teu povo a rezar!
Ensina teu povo a rezar todos os dias o “Pai Nosso”. Ajuda-nos a chamar a Deus de Pai, a saber que é nosso, de todos os que são irmãos e irmãs. Contigo nossa vida santifique o nome de Deus, dê lugar a Ele em todas as suas decisões. Tu, que fazias parte daqueles Servos de Javé, em cujos corações a esperança não se apagara, ensina-nos a ser apaixonados pelo Reino de Deus e buscá-lo mais do que tudo. Como escolheste a melhor parte, fazer o que a Palavra de Deus te mostrava, ensina-nos que a vontade de Deus é o que existe de melhor para todas as pessoas, no Céu e na Terra. Mãe de Deus e nossa Mãe, conduze-nos ao ato de confiança e entrega nas mãos daquele que dá o Pão de cada dia, pão do corpo e o Pão eucarístico da vida eterna. Tu és invocada como Mãe de Misericórdia, pede ao Pai para que o perdão verdadeiro se espalhe no mundo. Que ninguém bloqueie o perdão infinito de Deus com o fechamento de seu coração ao perdão a ser dado ao próximo. Mostra-nos que só a graça do Senhor nos sustenta para vencermos a tentação e nos livra do mal! Maria do sim, Senhora do Caminho, Mãe Peregrina, Senhora do Círio de Nazaré, ensina-nos a dizer “Amém”.
Por Dom Alberto Taveira Corrêa