Celebrações no Santuário de Aparecida em 2017 devem contar com a presença do Papa


Em 2017, o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (SP) vai celebrar os 300 anos do aparecimento da imagem no Rio Paraíba. A celebração deve contar com a participação do Papa Francisco. Em 2015, dentro da comemoração do Jubileu, o Santuário Nacional vai construir um Campanário com 13 sinos. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemayer e será construído no jardim entre a Passarela da Fé e a Capela das Velas.

Segundo Dom Darci Nicioli, bispo auxiliar de Aparecida, cada um dos sinos será dedicado a um apóstolo e o maior a Maria e José. Os sinos também receberão o nome de um bispo ou Papa, que foram importantes na história do Santuário Nacional. A Campanha dos Devotos, que é patrocinadora do projeto, será imortalizada no sino maior.

De acordo com o projeto, o 1º sino ficará a 8 metros da base e pesará 2500 kg. Já o último sino, o menor, ficará a 30 metros da base e pesará 162 kg. Todo o Campanário pesará 260 toneladas. O artista Claudio Pastro fez a concepção artística dos sinos.

O valor total da obra é de R$ 5,5 milhões e, somente, os sinos, custarão R$ 1,3 milhões. A empresa holandesa Petit & Fritsen será a responsável pelos sinos. A Thorton Tomazette pelo projeto executivo e a Luminoteca Mingroni pela iluminação.




A obra terá início em meados de 2015 e será inaugurada em outubro de 2016, na abertura do ano do centenário.

De 2014 a 2017 toda a Igreja no Brasil deverá também se dispor a participar das celebrações do tricentenário de bênçãos. Todas as arquidioceses, dioceses, prelazias e capitais brasileiras poderão ser visitadas pela imagem peregrina da Padroeira do Brasil. Atualmente, dez episcopados já receberam a imagem.

As comemorações também acontecerão fora do país. Em maio de 2015, em Fátima, Portugal, haverá a entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no maior Santuário Mariano daquele país, festejo semelhante ao que já aconteceu este ano no Brasil, também em maio, quando a Imagem de Fátima foi trazida a Aparecida. Também em 2017, o Santuário de Fátima vai celebrar os 100 anos da aparição da Virgem Maria aos pastorinhos.

Neste ano, a celebração da Padroeira do Brasil marcou o início do tricentenário com recorde de fiéis. O dia 12 de outubro de 2014 teve o maior público da história, com 195.078 devotos presentes na Casa da Mãe.

Fonte: ACI