Quem entrará no Reino dos Céus?

O mistério da salvação, da nossa entrada no Reino dos Céus, passa por um caminho difícil, principalmente, para quem se apega aos bens materiais.
Quem pode ser salvo? Quem entrará no Reino dos Céus?Falando aos discípulos sobre o mistério da salvação, “Jesus disse aos discípulos: ‘Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus” (Mt 19, 23). Jesus Cristo nos coloca diante dessa realidade polêmica, que deixa até mesmo os discípulos espantados. Por isso, estes perguntaram a Jesus: “Então, quem pode ser salvo?” (Mt 19, 25). A esta questão, Ele responde: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível” (Mt, 19, 26). Esta é uma realidade que precisamos ter em mente sempre, para não cairmos no orgulho, na presunção de nos acharmos muito santos e de que não precisamos da graça de Deus.
Para entrarmos mais facilmente no Reino dos Céus, o Senhor nos chama ao desapego, à pobreza e a humildade. A riqueza a que Cristo se refere diz respeito ao apego que podemos nutrir pelas coisas materiais, ainda que não tenham tanto valor. Podemos, ter muito pouco ou quase nada, mas podemos estar apegados a um objeto, a alguma coisa que possa vir a nos faltar. Ao contrário, podemos ter muitas coisas, dinheiro, posição social elevada, mas isso não impede que tenhamos um coração desapegado.

Podemos até fazer grandes renúncias, mas continuar apegados a pequenas coisas. Tal apego material vemos na vida de uma pessoa consagrada a Deus. Certa vez, uma das irmãs de Santa Terezinha, que vivia no mesmo convento que ela se queixava porque uma das carmelitas lhe havia pedido seu prendedor de cabelo. Ela deu o prendedor a sua companheira de clausura, mas se queixava com Terezinha por ter que se desfazer da única coisa que ela trouxera consigo de fora do convento. Terezinha disse à sua irmã: “como você é rica!” A irmã de Terezinha deixou sua casa, seus familiares, seus bens materiais, mas continuava apegada àquele pequeno prendedor de cabelo.
Sejamos ricos ou não, somos chamados a ser desapegados, pobres e humildes, para não cairmos no egoísmo e na presunção, na falsa certeza de que já estamos salvos. Pois, todos nós podemos nos tornar egoístas e apegados aos bens materiais. Isso acontece por causa da nossa tendência ao pecado. Temos a tendência à avareza, que nos torna apegados, muitas vezes à pequenas coisas, mas também às coisas de grande valor. Também temos a tendência ao orgulho, que nos cega, que nos arrasta para caminhos tortuosos, que nos levam a nos sentir melhor do que os outros.
Para vencer a essas tendências, somos chamados a viver o caminho da humildade, do desapego e da simplicidade de Maria. Ela é a Nossa Mãe e Mestra, por isso, podemos nos confiar a ela inteiramente, para que por ela possamos ser mais humildes e desapegados. Ela, que se fez serva do Senhor, nos ajudará para nos abaixar para sermos fiéis ao serviço que seu Filho Jesus nos confia. Com Nossa Senhora, somos chamados a caminhar rumo ao Reino dos Céus e a levar muitos. A Virgem Maria está no Céu, intercedendo por nós, mas ao mesmo tempo se faz presente em nossas vidas, formando-nos para ser cada vez mais humildes e desapegados, para que mais facilmente alcancemos a salvação, a vida eterna! Fonte: CN

Comentários