Papa Francisco pede aos carmelitas lealdade a Cristo, oração e missão

Mensagem do Papa é por ocasião do Capítulo Geral da Ordem dos Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo
Papa pede aos carmelitas lealdade a Cristo, oração e missão
O Papa Francisco enviou uma mensagem ao Prior da ordem dos irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo, padre Fernando Millán Romeral, por ocasião do Capítulo Geral da ordem, neste mês de setembro. Aos carmelitas, o Papa propõe três elementos que podem guiá-los na realização plena de sua vocação: a lealdade a Cristo, a oração e a missão.
Francisco recorda que a Igreja tem a missão de levar Cristo ao mundo e por isso, como Mãe e Mestra, convida cada um a aproximar-se Dele. E o lugar da Igreja, bem como de cada filho fiel da Ordem carmelita, é justamente próximo de Cristo.
“Em um mundo que muitas vezes desconhece Cristo e, de fato, rejeita-O, vocês são convidados a aproximar-se e a aderir sempre mais profundamente a Ele. É um chamado contínuo a seguir Cristo e ser conforme Ele. (…) Renovem a lealdade a Cristo em toda a vossa vida!”.

Sobre a oração, Francisco diz que um dos caminhos mais belos para entrar na oração passa pela Palavra de Deus. “A íntima amizade com Aquele que nos ama torna-nos capazes de ver com os olhos de Deus, de falar com a sua Palavra no coração, de conservar a beleza desta experiência e de partilhá-la com aqueles que têm fome de eternidade”.
Francisco recorda que os santos carmelitas foram grandes pregadores e mestres de oração. E, segundo destaca, isso é o que se pede mais uma vez ao Carmelo do século XXI.
Por fim, Francisco ressalta a importância da missão para a realização plena da vocação dos carmelitas. Ele reconhece que às vezes a missão coloca árduos desafios, mas não se deve nunca esquecer que Cristo, que chama à missão, dá a coragem e a força necessárias para exercê-la.
“Por isso, celebrem o Capítulo animados pela esperança que não morre nunca, com um forte espírito de generosidade no recuperar a vida contemplativa e a simplicidade e austeridade evangélica”. Fonte: CN

Comentários