Papa Francisco faz nomeação para o Governo do Vaticano

Francisco nomeou o novo secretário geral do Governatorato do Vaticano e o consultor para a Prefeitura dos Negócios Econômicos da Santa Sé
Liliane Borges
Da Redação, com Boletim da Santa Sé
O Papa Francisco nomeou nesta sexta-feira, 30, o novo secretário geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. O padre espanhol Fernando Vérgez Alzaga tem 68 anos, é membro da Congregação dos Legionários de Cristo. Até o momento, o religioso era diretor do Departamento de Telecomunicações do Vaticano.
O novo secretário foi ordenado sacerdote em 1969. Cursou a Filosofia e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Fez especialização de arquivista na Escola de Arquivos Secretos do Vaticano. Iniciou em 1972 os trabalhos na Sata Sé, como membro da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas. Em 1984 foi transferido para o Pontifício Conselho para os Leigos. Exerceu também a chefia do Departamento de Internet da Santa Sé. Desde 2008 ocupava o cargo de diretor das Telecomunicações.

O cargo era ocupado por Dom Giuseppe Sciacca, que foi nomeado secretário adjunto do Supremo Tribunal da Signatura Apostólica.
O Santo Padre nomeou como novo bispo da Diocese de Barinas, Venezuela, Dom José Luis Azuaje Ayala. Dom Ayala nasceu 1957 em Valera, diocese de Trujillo, onde cursou a Filosofia e Teologia. Na Universidade Gregoriana em Roma, especializou-se em  Teologia Fundamental.
Foi ordenado sacerdote em 1984 e em 2006 nomeado bispo de Italica e auxiliar de Barquisimeto. Em 2006 foi nomeado bispo de El Vigía – São Carlos de Zulia. O bispo substituirá Dom Ramón Antonio Linares Sandoval, que pediu renúncia por limite de idade, conforme exige o Código de Direito Canônico.
A Santa Sé anunciou também a nomeação de Paolo Ceruzzi, consultor para a Prefeitura dos Negócios Econômicos da Santa Sé.

Comentários