Dom Damasceno recorda visita do Papa ao Brasil: “Vamos rezar para que ele volte”

Em visita a Aparecida, Francisco disse que retornaria em 2017
Liliane Borges
Da Redação
Dom Damasceno recorda visita do Papa ao Brasil: “Vamos rezar para que ele volte”
Dom Damasceno e Papa Francisco durante a Missa celebrada pelo Pontífice em Aparecida (SP). Foto: Canção Nova
Há um mês, o Papa Francisco se despedia dos brasileiros com um “Até breve”. Após uma semana intensa de encontros e discursos, o Papa argentino deixava o país agradecido pelo “acolhimento e o calor da amizade”. A repercussão da visita durou semanas e as palavras de Francisco foram amplamente comentadas nos dias que se seguiram.
O presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Cardeal Raymundo Damasceno de Assis, recorda com entusiasmo os “dias do Papa no Brasil”. E conta que Francisco demonstrou em todos os momentos acolhida aos bispos. Nos encontros e discursos, foi atencioso e interessado nos desafios da missão evangelizadora do país.
“São discursos muito profundos, muito objetivos, todos eles inspirados no Documento final de Aparecida(…) Eu creio que agora temos que aprofundar esses discursos e avaliar as nossas diretrizes de evangelização tendo como pano de fundo as palavras do Papa”, afirma Dom Raymundo.

A Missão continental suscitada pelo Documento de Aparecida foi recordada pelo Papa com o empenho de todo o episcopado brasileiro. Para Dom Raymundo, o apelo principal do Pontífice foi a constante avaliação. “Se estamos sendo missionários; o que significa uma Igreja em estado permanente de missão. Nós temos que avaliar nossas estruturas, nossa organização, nossos recursos, nossas atividades na ótica da missão”, concluiu o arcebispo.
A respeito da promessa de Francisco em retornar ao Brasil em 2017, Dom Damasceno revela que será feito o necessário para que a visita se concretize. “Nós, é claro, vamos rezar e fazer todo esforço para que o Papa venha de fato. Desejamos que isso de fato possa acontecer, não só em Aparecida, mas em outros lugares, outras cidades do nosso país”, declara o arcebispo.
Em 2017, fará 300 anos que a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul, interior de São Paulo. Durante a visita ao Santuário Nacional, em Aparecida, o Papa afirmou que voltaria ao Brasil. “Eu peço um favor, rezem por mim. Necessito. Que Deus os abençoe e Nossa Senhora Aparecida cuide de vocês. Até 2017, porque eu vou voltar”, declarou o Papa.

Comentários