15 de Agosto: começa a Quaresma de São Miguel Arcanjo


quaresma de São Miguel Arcanjo foi difundida através dos discípulos de São Francisco, que o imitavam nessa devoção e recebiam graças. E até hoje, temos esse belíssimo costume de consagrar nossas vidas a São Miguel Arcanjo. 

O Padre Paulo Ricardo explica detalhadamente esta devoção e sua importância:




O que é necessário?

O site de São Miguel Arcanjo sugere viver a Quaresma da seguinte maneira:

Antes de tudo, termos os devidos cuidados para não cairmos em superstição. A superstição é o desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe. Então, o nosso coração deve estar reconciliado com Deus e cheio de bons propósitos. 

Após esta análise de sua vida, faça um altar com a imagem ou foto de São Miguel Arcanjo colocando velas ou lamparinas bentas, e flores para enfeitar o altar. Durante a quaresma, faça penitências, jejuns e abstinências e uma boa confissão. Fazer seu pedido particular e principalmente pela libertação da família, quebra de maldição, do jugo hereditário, ocultismo e outras intenções.

Rezar as orações mencionadas abaixo e, no dia 29 de setembro participar da Festa de São Miguel com a Santa Missa.

Rezemos a São Miguel Arcanjo nos dez primeiros dias da quaresma por toda cura e libertação de todos os vícios de dependência química (álcool, drogas, cigarros) também vícios de jogos, de compulsividade (para comprar, comer); Nos dez dias da quaresma rezemos além das nossas intenções particulares, também por toda a cura e libertação de maldições em nossas pontes de gerações, como: desordens sexuais, adultério, roubo, alcoolismo, perseguições, divórcios, abortos, mortes repentinas, idolatrias (e outros).

Nos dez terceiros dias da quaresma, rezemos por toda libertação de malefícios a agouros que possam ter atingido sua vida e os seus negócios como também sua profissão e estudos: dificuldades financeiras, perdas, insucessos, invejas, ciúmes, trapaças.

Nos dez quartos dias da quaresma, rezemos por toda cura e libertação física e espiritual: doenças psíquicas como: transtorno bipolar, esquizofrenia, síndrome do pânico, doenças físicas como: dores na coluna, enxaquecas, anemias, desmaios, bronquites, asmas, alergias e outros. 

A Quaresma de São Miguel Arcanjo tem seu início no dia 15 de agosto. No dia 20 de setembro inicia-se a novena em honra à São Miguel Arcanjo juntamente com as outras orações culminando com a grande festa no dia 29 de setembro.

*Importante: a quaresma ou novena pode ser realizada a partir de qualquer data do ano, sendo agosto a setembro um momento especial

Todos os dias:

Acender uma Vela (benta) diante da imagem de São Miguel Arcanjo

Oferecer jejuns, penitências e abstinências 

Fazer o sinal da cruz

Rezar a oração inicial “Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII”

Rezar a Ladainha de São Miguel Arcanjo 

Rezar a Consagração a São Miguel Arcanjo

Fazer o pedido de uma graça a ser alcançada 

Fazer uma Santa confissão 

(se possível rezar de  joelhos junto ao altar) 

(*pode ser adicionado varias outras orações , exemplo : Ladainhas diversas, orações,  Salmos, textos bíblicos, Terço de São Miguel , terço Mariano e outros, cada pessoa reza conforme sua melhor opção.)

A Quaresma tradicional "básica", é rezado o  Pequeno Exorcismo e  a Ladainha de São Miguel Arcanjo, mas são feitos vários modelos para se rezar, é adicionado a Consagração de São Miguel Arcanjo, Pai Nosso aos Arcanjos, o Rosário de São Miguel Arcanjo , Ladainhas  diversas, Salmos e outros, cada pessoa reza conforme sua melhor opção. Deus lhe abençoe . By clevinho maia 

O altar – Na Quaresma de São Miguel Arcanjo, costuma-se fazer um pequeno altar ou oratório com a imagem de Arcanjo (pode ser uma foto também) e se possível no momento da oração acenda uma vela ( benta ) (que simboliza a luz de Cristo). 

Jejuns e penitências – Durante o período desta oração (40 dias), é indicado que cada pessoa faça uma penitência , exemplos (abster-se de algo de comer, do cigarro, da bebida,internet ou até da televisão) e buscar o jejum ao menos às sextas-feiras, dia que a Igreja aconselha a prática. 

(abster-se de carne por exemplo) . ( ou outro alimento que muito goste) 

Participar das Santas missas (se possível diariamente) em honra a São Miguel, e após a comunhão rezar a Oração de São Miguel Arcanjo. 

Durante as orações (40 dias), Acender a vela (benta), fazer o sinal da Cruz.

A Quaresma de São Miguel Arcanjo deve ser rezada, diariamente, entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro, dia da Festa de São Miguel. Podendo ser rezada, também, em outras épocas do ano por um período de 40 dias.

ORAÇÃO INICIAL PARA TODOS OS DIAS

ORAÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO

“Pequeno Exorcismo do Papa Leão XIII”

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede o nosso refúgio contra as maldades e ciladas do demônio. Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos, e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai no inferno a satanás e aos outros espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém.

Sacratíssimo Coração de Jesus tende piedade de nós! (3x)

LADAINHA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

Senhor tende piedade de nós.

Jesus Cristo tende piedade de nós.

Senhor tende piedade de nós. Jesus Cristo ouvi-nos.

Jesus Cristo atendei-nos.

Pai Celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.

Filho, Redentor do Mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.

Trindade Santa, que sois um único Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, Rainha dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, rogai por nós. 

São Miguel, cheio da graça de Deus, rogai por nós.

São Miguel, perfeito adorador do Jesus, rogai por nós.

São Miguel, coroado de honra e de glória, rogai por nós.

São Miguel, poderosíssimo Príncipe dos exércitos do Senhor, rogai por nós.

São Miguel, porta-esim Trindade, rogai por nós.

São Miguel, guardião do Paraíso, rogai por nós.

São Miguel, guia e consolador do povo israelita, rogai por nós.

São Miguel, esplendor e fortaleza da Igreja militante, rogai por nós.

São Miguel, honra e alegria da Igreja triunfante, rogai por nós.

São Miguel, Luz dos Anjos, rogai por nós.

São Miguel, baluarte dos Cristãos, rogai por nós.

São Miguel, força daqueles que combatem pelo estandarte da Cruz, rogai por nós.

São Miguel, luz e confiança das almas no último momento da vida, rogai por nós.

São Miguel, socorro muito certo, rogai por nós.

São Miguel, nosso auxílio em todas as adversidades, rogai por nós.

São Miguel, arauto da sentença eterna, rogai por nós.

São Miguel, consolador das almas que estão no Purgatório, rogai por nós.

São Miguel, a quem o Senhor incumbiu de receber as almas que estão no Purgatório,
São Miguel, nosso Príncipe, rogai por nós. 

São Miguel, nosso Advogado, rogai por nós.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, atendei-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós, ó glorioso São Miguel, Príncipe da Igreja de Cristo, para que sejamos dignos de Suas promessas.

Oração: Senhor Jesus, santificai-nos, por uma bênção sempre nova, e concedei-nos, pela intercessão de São Miguel, esta sabedoria que nos ensina a ajuntar riquezas do Céu e a trocar os bens do tempo pelos da eternidade. Vós que viveis e reinais em todos os séculos dos séculos.

Ao final, reza-se:

Um Pai Nosso em honra de São Gabriel.

Um Pai Nosso em honra de São Miguel Arcanjo.

Um Pai Nosso em honra de São Rafael.

Um Pai Nosso em honra ao nosso Anjo da Guarda.

Gloriosíssimo São Miguel, chefe e príncipe dos exércitos celestes, fiel guardião das almas, vencedor dos espíritos rebeldes, amado da casa de Deus, nosso admirável guia depois de Cristo; vós, cuja excelência e virtudes são eminentíssimas, dignai-vos livrar-nos de todos os males, nós todos que recorremos a vós com confiança, e fazei pela vossa incomparável proteção, que adiantemos cada dia mais na fidelidade em servir a Deus. 

V. Rogai por nós, ó bem-aventurado São Miguel, príncipe da Igreja de Cristo.

R. Para que sejamos dignos de suas promessas.

Oração: Deus, todo poderoso e eterno, que por um prodígio de bondade e misericórdia para a salvação dos homens, escolhestes para príncipe de Vossa Igreja o gloriosíssimo Arcanjo São Miguel, tornai-nos dignos, nós vo-lo pedimos, de sermos preservados de todos os nossos inimigos, a fim de que na hora da nossa morte nenhum deles nos possa inquietar, mas que nos seja dado de sermos introduzidos por ele na presença da Vossa poderosa e augusta Majestade, pelos merecimentos de Jesus Cristo, Nosso Senhor. 

Consagração a São Miguel Arcanjo

Ó Príncipe nobilíssimo dos Anjos, valoroso guerreiro do Altíssimo, zeloso defensor da glória do Senhor, terror dos espíritos rebeldes, amor e delícia de todos os Anjos justos, meu diletíssimo Arcanjo São Miguel , desejando eu fazer parte do número dos vossos devotos e servos, a vós hoje me consagro, me dou e me ofereço e ponho-me a mim próprio, a minha família e tudo o que me pertence, debaixo da vossa poderosíssima proteção.  

É pequena a oferta do meu serviço, sendo como sou um miserável pecador, mas vós engrandecereis o afeto do meu coração; recordai-vos que de hoje em diante estou debaixo do vosso sustento e deveis assistir-me em toda a minha vida e obter-me o perdão dos meus muitos e graves pecados, a graça da amar a Deus de todo coração, ao meu querido Salvador Jesus Cristo  e a minha Mãe Maria Santíssima, obtende-me aqueles auxílios que me são necessários para obter a coroa da eterna glória. Defendei-me dos inimigos da alma, especialmente na hora da morte. Vinde, ó príncipe gloriosíssimo, assistir-me na última luta e com a vossa arma poderosa lançai para longe, precipitando nos abismos do inferno, aquele anjo quebrador de promessas e soberbo que um dia prostrastes no combate no Céu.

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate para que não pereçamos no supremo juízo.

Instruções para uma boa quaresma de São Miguel Arcanjo



Instruções para os 40 dias da Quaresma de São Miguel Arcanjo e Jejum e oração. Examine sua vida e procure determinar quais as áreas de maior necessidade de intervenção de Deus. Você pode usar o guia nesta página para selecionar uma ou mais áreas, ou quem sabe você pode ter alguma outra área que não consta da lista. Este é simplesmente um guia. Você pode também considerar jejuar por um membro da família e/ou em nome de alguma outra pessoa. Uma vez que você seleciona um ou mais, decida como você vai proceder no seu jejum durante os 40 dias.

Nós encerraremos os 40 Dias de Jejum e Oração coletivamente no dia 23 de setembro em um Domingo onde faremos uma grande intercessão juntos, mas permaneceremos até o dia de São Miguel fazendo a Ladainha e rezando a quaresma.

21 assuntos – Guia Simplificado de Temas

1. Provisão financeira e/ou para sair do débito.

2. Cura física para um membro da família, um amigo ou por você mesmo.

3. Vitória sobre os pecados como orgulho, do legalismo, ou da alto justificação,

4. Restauração de um relacionamento.

5.Para parar um hábito mau goste de fumar , bebida, drogas, pornografia….ou outro. 

6. Libertação de um vício sobre algum membro da família, amigo da ou você mesmo.

7. Promoção ou oportunidade nova na vida profissional.

8. Sabedoria e direção para uma decisão crítica.

9. Salvação de um membro da família ou amigo

10. Libertação de opressão espiritual. 

11. Crescimento da igreja e impacto da mesma na sociedade. A influência e o crescimento de um ministério que você conduz ou serve dentro dentro da Igreja.

12. Vitória sobre a ansiedade, medo, depressão ou solidão.

13. A coragem para tomar uma decisão que precisa ser feita.

14. Transformação na sua comunicação ou resolução de conflitos no seu casamento.

15. Um reavivamento na sua paixão e amor para com o Senhor.

16. O estabelecimento de um tempo devocional com o Senhor.

17. Despertamento espiritual para sua/seu cônjuge e/ou filhos.

18. Para parar de viver uma vida dupla, uma na igreja e uma outra no trabalho.

19. Libertação de dependência da pornografia, sensualidade ou pensamentos impuros.

20 Por pessoas em sua Igreja e/ou equipe ministerial a fim de se tornarem verdadeiros líderes cheios de paixão e com desejo de impactar o mundo.

21. Realização e Expansão de projetos novos ainda neste ano.

8 PRÁTICAS QUE AJUDARÃO VOCÊ EM SUA JORNADA

Você pode escolher uma ou mais destas práticas para o período de 40 dias de Jejum e Oração invocando a intervenção de São Miguel Arcanjo.

1. Consuma apenas duas refeições ao dia por 40 dias.
(almoço e jantar com legumes e vegetais apenas)

2. Uma refeição ao dia e água por 40 dias.

3. Coma somente castanhas, grãos, frutas e vegetais por 40 dias.

4. Sem Televisão por 40 dias. 

5. Sem Café ou cafeína por 40 dias.

6. Sem Video-games, jogos on-line por 40 dias.

7. Sem MySpace, SKYP, Facebook, ZAP ZAP  ou outros Web site sociais por 40 dias – Use a Internet somente para trabalho.

8. Abster de sobremesas, doces, refrigerantes ou chocolate por 40 dias.

7 COISAS QUE VOCÊ PODE ESPERAR

1. Será desafiador e difícil. Para se atingir o objetivo, será necessário disciplina e foco de sua parte. Os Discípulos são conhecidos por sua disciplina.  

2. Se você permanecer firme com o seu compromisso ao Senhor você perceberá um crescimento da sua fé como a experiência da transformação espiritual na sua vida.

3. Deus pode responder a seus pedidos de oração já durante estes 40 dias, ou não. Não há nenhuma maneira para medir o que exatamente Deus ira fazer. 

Uma segurança nós temos que, durante estes 40 dias nós estaremos mais em comunhão com Deus e isto é nossa responsabilidade. 

4. Você será mais sensível ao Espírito Santo de Deus em sua vida. Remover as necessidades e as distrações da vida trará um novo senso de claridade à voz do Deus.

5. A sua Comunhão com Deus aumentará, e passará a ter um compreensão mais clara do que significa depender dele para satisfazer todas as suas necessidades. A palavra bíblica para esta é a dependência de Deus. 

6. Você se verá fazendo orações mais objetivas, com profundo significado e relevância, sem contar, mais vezes ao dia.

7. Nos primeiros dias você deve esperar um aumento na tensão e resistência espirituais por parte do diabo. A Bíblia não nos fala sobre todos os desafios de jejuar. 

Entretanto, em diversas ocasiões menciona perigo espiritual ao jejuar; especialmente o orgulho de desejar o reconhecimento por ser um dedicado e admirável discípulo.  

3 PERIGOS QUE DEVEMOS NOS GUARDAR DURANTE A JORNADA

1. “Deus me recompensar por esta” iniciativa. Jejum, não é a “atividade” que vai mover a mão de Deus para me abençoar. Esta é uma mentira maligna de nossa cultura consumista. Não é um toma lá da cá. 

2. O orgulho e a atitude de satisfação pessoal distorcida que podem vir com práticas de sacrifícios espirituais. Isto não depende de você querer ser o melhor discípulo, mas antes se relaciona com o seu desejo de estar cada vez mais próximo de Deus.

3. A ideia de interromper ou abortar o seu jejum dirigido por um sentimento de que você já “ tem feito o bastante”. Diversas vezes durante o seu jejum, você pensará que – “eu não consigo fazer isto por muito mais tempo”, e sua justificativa será quebrar o seu jejum por achar que agora já fez mais do nunca, mais do que o necessário. Não entregue os pontos, mantenha-se firme com o seu compromisso.

RAZÃO PELA QUAL DEUS RECOMPENSA O JEJUM

Deus recompensa o jejum quando este é feito com um coração reto. O Jejum apropriado confessa que nós somos miseráveis sem Ele, e que nós precisamos Dele para nos dar a esperança que tanto necessitamos para continuar vivendo neste mundo caótico, ate que Ele venha. Este sentimento traz a Glória para Deus porque aquele que dá sempre receba a Gloria.

A Devoção a São Miguel Arcanjo

DEUS exalta os humildes e resiste aos soberbos, dizem as Escrituras Santas. Quer no Antigo Testamento, que, no Novo, São Miguel foi sempre muito amado e venerado pelo povo de DEUS. O SENHOR o constituiu guarda e protetor da nação israelita, como se lê no profeta Daniel: "Surgirá Miguel o grande Príncipe, que guardará o teu povo." (Dan 12, 1) trombetas, o grande príncipe que protege os filhos do teu povo. 

Será este um período de angústia tal, que não terá havido outro semelhante desde que existem nações até àquele tempo. Ora dentre a população do teu povo, serão salvos todos os que se encontrarem inscritos no Livro da vida eterna" (Daniel 12). As intervenções de São Miguel em favor do povo de DEUS, quer no Antigo, quer no Novo Testamento, motivaram da parte da Igreja, desde o princípio, uma especial veneração por este Arcanjo que ela sempre considerou e honrou com um culto especial, como guarda e protetor da família divina no seu peregrinar por este Mundo até à casa do PAI.

Em documentos oficiais dos Sumos Pontífices e de modo especial no culto litúrgico, Miguel é honrado como protetor e guarda da Igreja e como padroeiro dos agonizantes; também é ele quem introduz as almas dos que deixam este Mundo, junto do Trono de DEUS para o julgamento. 

A Igreja de que ele é o Protetor e guarda defensor da família divina que somos nós, os cristãos, invoca-o como advogado de defesa na vida e na hora da morte.

As Orações não são de nossa autoria, a propriedade das mesmas é do povo de Deus. 

via Aleteia

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS: