Discurso do Papa às seleções da Argentina e da Itália

Discurso do Papa às seleções da Argentina e da Itália
DISCURSO
Audiência com as seleções de futebol da Argentina e da Itália
Sala Clementina do Palácio Apostólico
Terça-feira, 13 de agosto de 2013
Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal
Queridos amigos,
Agradeço-vos por esta visita, em ocasião do amistoso entre as seleções de futebol da Itália e da Argentina. Será um pouco difícil, para mim, torcer, mas felizmente é um amistoso… e que seja realmente assim, eu recomendo! Agradeço aos dirigentes da federação Italiana de Futebol e os da Federação Argentina. Saúdo os atletas das duas seleções.
Vocês, queridos jogadores, são muito populares: o povo segue muito vocês, não somente quando vocês estão em campo, mas também fora. Esta é uma responsabilidade social! Eu explico: no jogo, quando vocês estão em campo, encontra-se a beleza, a gratuidade e o companheirismo. Se em uma partida falta isto, perde a força, mesmo se o time vence. Não há lugar para o individualismo, mas tudo é coordenação pelo time. Talvez estas três coisas: beleza, gratuidade, companheirismo encontrem-se resumidas em um termo esportivo que não se deve nunca abandonar: “amadorismo”, amador. É verdade que a organização nacional e internacional profissionaliza o esporte, e deve ser assim, mas esta dimensão profissional não deve nunca deixar de lado a vocação inicial de um esportista ou de um time: ser “amador”. Um esportista, mesmo sendo profissional, quando cultiva esta dimensão de “amador”, faz bem à sociedade, constrói o bem comum a partir dos valores da gratuidade, do companheirismo, da beleza. E isto leva vocês a pensar que, antes de serem campeões, vocês são homens, pessoas humanas, com os seus pontos fortes e os seus defeitos, com o seu coração e as suas ideias, as suas aspirações e os seus problemas. E então, mesmo se vocês são estes personagens públicos, permanecem homens, no esporte e na vida. Homens, portadores de humanidade.

A vocês dirigentes, gostaria de dar um encorajamento para o seu trabalho. O esporte é importante, mas deve ser verdadeiro esporte! O futebol, como algumas outras modalidades, transformou-se um grande negócio! Trabalhem para que não se perca o caráter esportivo. Também vocês promovam esta atitude de “amadores” que, por um lado, elimina definitivamente o risco da discriminação. Quando os times vão por este caminho, o estádio se enriquece humanamente, a violência desaparece e se volta a ver as famílias nas arquibancadas.
Eu recordo, que quando criança, íamos em família ao Gasómetro, íamos em família, papai, mamãe e as crianças. Voltávamos felizes pra casa, claro, sobretudo na campanha de 46! Vamos ver se algum de vocês se anima a fazer um gol como o de Pontoni lá, não? Saúdo de modo especial os diretores e atletas argentinos. Obrigado por esta visita, tão agradável para mim. Peço que vocês vivam o esporte como dom de Deus, uma oportunidade para fazer frutificar seus talentos, mas também uma responsabilidade. Queridos jogadores, gostaria de lembrar especialmente que com seu modo de comportar-se, tanto no campo como fora dele, na vida, vocês são uma referência. No domingo passado, eu falava por telefone com uns meninos de um grupo, queriam saudar-me, conversei cerca de meia hora com eles e, claro, o grande assunto desses meninos era a partida de amanhã. Eles citavam vários de vocês e diziam: “não, eu gosto deste por isso, daquilo por isto, deste por isto”. Vocês são exemplos, são referências. O bem que vocês fazem é impressionante. Com sua conduta, com seu jogo, com seus valores, fazem bem, as pessoas olham para vocês, aproveitem para semear o bem. Mesmo que não se dêem conta, para tantas pessoas que olham para vocês com admiração vocês são um modelo, para o bem ou para o mal. Sejam conscientes disto e deem um exemplo de lealdade, respeito e altruísmo. Vocês também são artífices do entendimento e da paz social, artífices do entendimento e da paz social, de que precisamos tanto. Vocês são referência para tantos jovens e modelo de valores encarnados na vida. Eu tenho confiança em todo o bem que poderão fazer entre a rapazeada.
Queridos amigos, rezo por vocês, para que possam levar adiante esta vocação tão nobre do esporte. Peço ao Senhor que abençõe vocês e à Virgem Mãe que os proteja. E, por favor, peço que vocês rezem por mim, para que também eu, no “campo” no qual Deus me colocou, possa jogar uma partida honesta e corajosa pelo bem de todos nós. Obrigado.

Comentários