Jovens se agitam para retirada de kit peregrino no primeiro dia de JMJ

Mediações do sambódromo foi tomada por jovens de diferentes nacionalidades para retirada do Kit peregrino
Jéssica Marçal
Da Redação
Jovens se agitam para retirada de kits no Sambódromo do Rio no primeiro dia de JMJ
Jovens no sambódromo do Rio para retirada do Kit Peregrino/Foto: Robson Siqueira-CN
Jovens animados, cantando, conversando, rindo caminhando. Bandeiras de vários lugares participando da integração de jovens de diferentes culturas. Este foi o cenário na manhã desta terça-feira, 23, no Sambódromo do Rio de Janeiro, onde os inscritos da Jornada Mundial da Juventude foram retirar o Kit Peregrino.
A entrada no sambódromo foi liberada às 10h, mas alguns jovens chegaram mais cedo. Por volta de 7h30, a jovem Laís Borges de Deus, 19 anos, chegou ao local para retirar seu material. Para ela, o Kit é bem útil para o evento, fornecendo informações que dão apoio ao peregrino.

Jovens se agitam para retirada de kits no Sambódromo do Rio no primeiro dia de JMJ
Laís exibe seus dois kits com materiais da JMJ/Foto: Robson Siqueira-CN
Ela chegou ao Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, 22. Assim como os demais jovens, Laís aguarda ansiosamente o encontro com o Papa Francisco. “Acho que todo mundo espera por esse momento. Aquele espacinho pra tirar uma foto a gente sabe que se acontecer vai ser uma oportunidade única, mas só de chegar perto é muito bom, vai valer a pena”.
Da mesma forma, grandes são as expectativas da polonesa Joanna Sliwinska, 25 anos, não só para o encontro com o Papa, mas para toda a JMJ 2013. “Eu gostaria de poder pegar das pessoas a sua expressão de fé e compartilhar como eu vivo a minha fé também. Seria uma troca de experiências”.
Jovens se agitam para retirada de kits no Sambódromo do Rio no primeiro dia de JMJ
Joanna Sliwinska destaca troca de experiências durante a Jornada/Foto: Robson Siqueira
Para ela, a troca cultural durante a Jornada é algo interessante, principalmente em se tratando de experiências de fé. Ela contou que trabalha em uma corporação cultural e tem contato com pessoas de todo o mundo, mas não sobre esse diálogo específico.
“Aqui (na JMJ) nós podemos falar sobre a fé das pessoas ao redor do mundo e isso é muito legal. E as expressões durante a Missa é para nós surpreendente, porque se você quer você pode levantar suas mãos para o alto. Na Polônia, nós somos muito tradicionais. Então isso é algo diferente”.
Sobre os Kits
O Kit peregrino da JMJ é composto por: boné, camiseta, cartão alimentação e transporte (se for o caso), credencial, crucifixo, guia de programação cultural, guia do peregrino, livro surpresa, livro litúrgico, mochila e squeeze.
A retirada do material acontece no Sambódromo do Rio e em Santa Cruz. Para quem ainda não fez a retirada, a entrega acontece até sexta-feira, 26, de 10h às 18h, em ambos os locais.
Fonte: CN

Comentários