"Fico imaginando a cena dele gritando mamãe, pedindo ajuda", diz prima de criança que morreu em creche de Janaúba



"O sentimento é de revolta. Era uma criança inocente, tinha tudo pela vida ainda. Fico imaginando a cena dele na hora gritando mamãe, pedindo ajuda e ninguém podendo ajudar. É triste”. O desabafo é de Laira Sandriane Rodrigues Silva, prima de Luiz Davi Carlos Rodrigues, de 4 anos, que morreu no incêndio criminoso em uma creche de Janaúba (MG) nesta quinta-feira (5).


O caso aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente. O vigia da creche jogou álcool nas crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. Quatro crianças morreram, assim como o autor do ataque, identificado como Damião Soares dos Santos, de 50 anos.

Além de prima, Laira era considerada como a segunda mãe de Luiz. “Desde os três meses que eu cuidava dele para minha tia trabalhar. Ele se apegou rápido e me chamava de mamãe Laira”, contou.


No celular, Laira guarda várias lembranças de Luiz Davi. “Toda vez que ele me via já pediu meu telefone para tirar fotos. Ele adorava colocar língua e fazer a caretinha do cachorrinho. Mais bonitinho”, relembra.


Entenda o caso

De acordo com a prefeitura, Damião Soares dos Santos era funcionário efetivo desde 2008. Ele ficou de férias de julho a agosto e, ao retornar ao trabalho, no mês de setembro, alegou problema de saúde e foi afastado.

Ainda segundo a prefeitura, Damião foi à creche na manhã desta quinta entregar o atestado médico e cometeu o crime.

O delegado Bruno Fernandes Barbosa, responsável pelo caso disse que o vigia afirmou a familiares que "essa semana iria morrer". Ainda segundo o delegado, a perícia feita no local aponta que Damião trancou as portas da creche antes de incendiar o local.

Ao menos 26 feridos no ataque permaneciam internados na noite desta quinta em hospitais de Janaúba, Montes Claros e Belo Horizonte, sendo três adultos e 23 crianças; todos os adultos estão no Hospital Regional de Janaúba.



Ainda segundo os bombeiros, ao menos 10 crianças estão internadas no Hospital Santa Casa de Montes Claros. Elas apresentaram queimaduras pelo corpo e vias aéreas; uma das vítimas, de 5 anos, teve 45% do corpo queimado.

Segundo o Instituto Médico-Legal da cidade, morreram no ataque:

Ana Clara Ferreira Silva, 4 anos
Luiz Davi Carlos Rodrigues, 4 anos
Juan Pablo Cruz dos Santos, 4 anos
Juan Miguel Soares Silva, 4 anos

Via G1
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS


Comentários