Novena a São José Operário


Uma das orações mais lindas (e mais eficazes) para pedir a graça de encontrar um trabalho é a Novena de São José Operário. Normalmente ela acontece de 22 a 30 de abril, em preparação à festividade do santo, celebrada dia 1° de maio, mas se pode rezar sempre, especialmente no momento de necessidade.



Quem pode rezar?

Todos, mas é especialmente indicada para quem vive o drama do desemprego ou sofre injustiça no local de trabalho. É possível rezá-la para si, para os amigos ou parentes.

Por que a São José?

São José é o padroeiro dos pais de família, dos carpinteiros, dos moribundos, além de todos os trabalhadores. Na figura silenciosa e fiel de São José “se reconhece a dignidade do trabalho humano, como dever e perfeição do homem, exercício benéfico do seu domínio sobre a criação, serviço à comunidade, prolongamento da obra do Criador, contribuição ao plano de salvação” (cfr. Concílio Vaticano II, Gaudium et spes, 34). Pio XII (1955) instituiu esta memória litúrgica no contexto da festa dos trabalhadores, universalmente celebrada no dia 1° de maio. 



Dignidade do trabalho

Em 1° de maio de 2013, durante a homilia em Santa Marta, o Papa Francisco enfatizou o fundamental papel do trabalho na vida de cada ser humano: “Quem trabalha é digno, tem uma dignidade especial, uma dignidade de pessoa: o homem e a mulher que trabalham são dignos”, existem tantas pessoas “que querem trabalhar e não podem”. E isto “é um peso para a nossa consciência, porque quando a sociedade está organizada em tal maneira” e “nem todos têm a possibilidade de trabalhar, de ser parte da dignidade do trabalho, aquela sociedade não caminha bem: não é justo! Vai contra o próprio Deus, que quis que a nossa dignidade começasse aqui”. 



A Novena de São José Operário

Senhor, que dissestes: "Comerás o pão com o suor de teu rosto", eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar, há tanto desemprego!

E por isso Senhor, o desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal. Senhor, olhai pelos desempregados. Por isso hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora:

(Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um bom emprego)

Senhor, por intercessão de São José Operário, fazei com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar.

Iluminai o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando.
Nós cremos Senhor, naquela vossa Palavra: "Batei e a porta vos será aberta".

Iluminai os desempregados para baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dê ânimo, Senhor, aos desempregados. Abri as portas de um emprego para estas pessoas:

(Diga mais uma vez os nomes das pessoas)

São José Operário, intercedei pelos desempregados.
Senhor, eu confio na vossa graça.
Senhor, eu confio no vosso poder.

Amém.


Rezou? Espalhe essa oração em seu Facebook clicando no botão compartilhar abaixo, para que seus amigos também possam rezar: