A devoção a São Benedito

imagem de São Sebastião

São Benedito nasceu na Sicília, Itália, em 1526, filho de escravos vindos da Etiópia. Foi libertado da escravisão ainda menino. Foi pastor, educado na fé cristã pela mãe, com quem aprendeu a rezar o Rosário.


Aos 20 anos ingressou na Ordem do Franciscanos, onde assumiu prontamente a função de cozinheiro, vista como "secundária". Frei Benedito fez da cozinha o seu santuário. fazia tudo com amor e por amor. Ali, no trabalho humilde e modesto, santificou-se. Foi exemplo da alegria franciscana, conquistando a todos com sua simplicidade, simpatia, humildade e comida saborosa.

Superior do mosteiro

Em 1578 foi convidado aasumir o cargo de superior do mosteiro, por causa de sua santidade e vida exemplar. aceitou depois de muita relutância. E, mesmo sendo analfabeto, governou o convento com grande maestria, seguindo rigorosamente a regra de São Francisco. Foi sempre muito caridoso os padres e grande exemplo de vida de oração e trabalho.

São Bernedito, o analfabeto que ensinava os teólogos

Clérigos, bispos, padres e teólogos vinham de todas as partes para ouvir e conversar com São Benedito. Tamanhos eram os dons de sabedoria e ciência manifestados através daquele homem simples. Cuidava sempre para que os frades tratassem os pobres como o próprio Jesus. E, terminando sua missão de superior, voltou ao serviço de cozinheiro.

Milagres de São Benedito

São Benedito foi instrumento de Deus para a realização de vários milagre em vida e após a morte. Incluindo a ressurreição de dois meninos e a cura milagrosa de vários cegos e surdos. Realizou, também, a multiplicação de pães e peixes na cozinha do convento e inúmeros outros milagres. Por isso, ele é invocado como o Santo Protetor dos cozinheiros e intercessor contra a fome.

Falecimento

São Benedito faleceu em 4 de abril de 1589, aos 65 anos, dizendo com grande alegria: "Jesus! Jesus! Minha mãe, doce Maria! Meu Pai São Francisco!" Exumado posteriormente, descobriu-se que seu corpo estava incorrupto. Por isso, foi levado para a igreja de Santa Maria em Palermo, omde permanece até hoje.

A devoção a São Benedito

A devoção a São Benedito é a devoção da humildade, do serviço feito com amor, da fé nos milagres e no poder de Deus. É a devoção do amor aos pobres, da caridade, da bondade. A devoção a São Benedito nos leva ao encontro com Jesus na humildade e no serviço a todos. É a devoção, também, da alegria, que São Benedito prezava tanto. Alegria mesmo nos momentos mais difíceis da vida. A alegria de saber que Deus nos ama, nos escolheu, nos conehce, deu vida por nós e nos fez capazes de amar e ser sinal do amor de Deus no mundo, mesmo que sejamos doutores, mestres e entendidos. A devoção a São Benedito nos ensina que o amor e a fé em Deus são o caminho da verdadeira santidade.

Oração a São Benedito

"Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda a confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com dons celestes, consegui-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus. Confortai o meu coração nos desalentos. Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja, amém."


FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
 
DOAR
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários