Justiça determina exclusão de post que chama Padre Robson de “taradão”

imagem do Padre Robson de Oliveira

Defesa de padre Robson afirma que vai processar, por calúnia e difamação, autor de comentários publicados em 2019, além de pedir indenização.


O padre Robson de Oliveira, de 47 anos, figura pop da Igreja Católica e que tem investigação suspensa contra ele por desvio de dinheiro de fiéis em Goiás, obteve sentença para obrigar o Facebook a excluir comentários que o chamam de “taradão” e o acusam de praticar crimes. A defesa dele avalia ingressar com novas ações na Justiça por calúnia e difamação, além de pedir indenização.

O Site Metrópoles teve acesso à decisão do juiz Everton Pereira Santos, da 10ª Vara Cível da comarca de Goiânia, em processo em segredo de Justiça. Na ação, o pároco alegou que a publicação dos comentários, realizada em janeiro de 2019, “causou-lhe inegáveis constrangimentos, bem como denegriu sua imagem”.

De acordo com a sentença, de junho, o padre disse que um internauta, usuário do perfil “marcosgoiano2018”, o atacou “de forma totalmente ofensiva, acusando-o de ato desonroso e criminoso em três comentários idênticos”.

“Caso antigo já”

Segundo o processo judicial, o comentário, repetido três vezes, diz o seguinte: “Esse padre é taradão. Ele tem um caso com a Talita Di Martino, esposa do Tayrone, caso antigo já. Esse padre pagou a polícia para prender uma família inteira que descobriu o caso e queria soltar na mídia”.

Publicadas em comentários de post de uma reportagem de um portal de notícias, as declarações citam que o religioso “abafou o caso” com apoio da Polícia Civil de Goiás, de um delegado e de uma juíza. O foco da matéria era informar que ele havia reassumido, naquele ano, a reitoria do Santuário Basílica de Trindade.

As imagens das publicações foram apresentadas à Justiça, em documento da defesa assinado no dia 14 de janeiro de 2019. Um ano e meio depois, o Ministério Público de Goiás (MPGO) deflagrou a operação que vinculou o padre a crimes como apropriação indébita, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Na decisão mais recente deste caso, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a investigação.

Robson ainda afirmou que a publicação dos comentários “atinge a índole e a fé professada” por ele. Além disso, pediu à Justiça que o Facebook fosse obrigado a prestar todas as informações técnicas de acesso e localização para identificar o autor, como a porta lógica de origem, capaz de identificar e individualizar o usuário na internet, o código identificador do dispositivo, localização geográfica e telefone.

O Facebook excluiu as publicações e informou dados específicos que identificam o autor das mensagens, conforme solicitado pela defesa.

Casal Di Martino

Citado no comentário excluído das redes sociais, Tayrone Di Martino é ex-secretário do Governo de Goiás e ex-vereador de Goiânia. Ele também foi apontado, em reportagem do Fantástico, em fevereiro deste ano, como o responsável por escrever uma biografia do padre Robson e pedir R$ 350 mil para a Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), que era presidida pelo religioso, para ceder os direitos do livro.

A obra, conforme contou Tayrone ao Metrópoles em fevereiro, foi resultado do trabalho de conclusão de uma pós-graduação em Jornalismo Literário e se chama: “Padre Robson de Oliveira: um sacerdote que carrega o amor do Divino Pai Eterno”.

Em um dos áudios mostrados na reportagem, no entanto, o padre aparece dizendo para a esposa de Tayrone, Talitta Di Martino, que o valor cobrado seria uma extorsão. “Você acha que eu ia dar R$350 mil para ele por um servicinho daquele de biografia da minha vida? Aquilo foi extorsão, Talitta”, diz o padre no áudio. Ela era conhecida por cantar nas missas do santuário.

De acordo com a reportagem, a investigação do Ministério Público de Goiás (MPGO) e da Polícia Civil de Goiás (PCGO) afirma que o padre e Talitta teriam um relacionamento amoroso e que a cobrança do valor por parte de Tayrone seria uma forma de chantagem.

Outro lado

A Polícia Civil de Goiás informou que não vai se manifestar. O Metrópoles não obteve retorno da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego) sobre suposto envolvimento de uma magistrada. O portal também ligou e enviou mensagem por WhatsApp para Tayrone, para que ele se manifestasse com sua esposa, mas não obteve êxito até o fechamento deste texto. O espaço segue aberto para manifestação.

O advogado Rafael Maciel, que assinou a petição, disse ao portal que vai analisar o caso para ingressar com novas ações judiciais contra o autor por calúnia e difamação, no âmbito criminal, e pedir indenização por danos morais, na esfera cível. “O objetivo do processo foi atingido”, afirmou ele, que conseguiu os dados do autor das mensagens.

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
 
DOAR
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários