Morre Dom André de Witte, Bispo emérito de Ruy Barbosa (BA)

imagem de Dom André de Witte


O Bispo emérito de Ruy Barbosa (BA), Dom André de Witte, morreu vítima de choque séptico e celulite infecciosa, em um hospital de Salvador, onde estava internado.


Em nota, a Diocese baiana informou que, “após um breve sofrimento em um leito de hospital, retornou à casa do Pai, neste Domingo do Bom Pastor”. “Toda a família diocesana, bispos, padres, diáconos, leigos e leigas, também seus familiares na Bélgica, nos juntamos ao coro daqueles que com gratidão suplicam ao Bom Pastor que com seu cajado o conduza as verdes pastagens que ele é merecedor”, completou.

Na segunda-feira, 26/04, o corpo do prelado foi transladado de Salvador para Ruy Barbosa e foi sepultado, por volta das 15h, na cripta da Catedral de Santo Antônio.

Dom Ruy Barbosa faleceu no dia 25/04/2021.

História

Nascido na Bélgica em 31 de dezembro de 1944, ingressou no seminário interdiocesano Colégio para América Latina, em 1962, tendo estudado Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote em 6 de julho de 1968 e chegou ao Brasil em 12 de fevereiro de 1976, para trabalhar na Diocese de Alagoinhas (BA).

Em 8 de junho de 1994, foi nomeado pelo Papa João Paulo II como bispo da Diocese de Ruy Barbosa, tendo recebido a ordenação episcopal em 28 de agosto do mesmo ano e adotado o lema episcopal “Cristo Sempre”.

Esteve à frente da diocese de baiana até 15 de abril de 2020, quando o Papa Francisco aceitou o seu pedido de renúncia após ter completado 75 anos.

Como bispo, Dom André de Witte foi presidente do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). No Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Em 2015, foi eleito vice-presidente e, em 2018, presidente nacional da CPT. Na CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora e integrava a Comissão Especial sobre Mineração e Ecologia Integral.

via ACI

FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:
DOAR
EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários