[LUTO] Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, morre por Covid-19

imagem de Dom Mauro Aparecido dos Santos

Aos 67 anos, ele foi o quarto bispo brasileiro a morrer em decorrência da doença provocada pelo novo coronavírus.


Dom Mauro Aparecido dos Santos, arcebispo de Cascavel, PR, morreu em decorrência da Covid-19.

Ele tinha 67 anos de idade, estava internado desde 16 de fevereiro e precisou ser intubado no dia 19. A sedação foi suspensa no dia 27 devido à apresentação de melhoras, mas o quadro de saúde de dom Mauro voltou a se deteriorar e ele precisou de nova sedação no dia 9 de março. Segundo o boletim médico deste dia 11, o quadro do arcebispo era “gravíssimo” a ponto de não possibilitar a realização de hemodiálise. Às 18h20, dom Mauro partiu desta vida.

Seu corpo começou a ser velado às 23h, com Missas de duas em duas horas. A Missa de corpo presente foi celebrada nesta manhã de sexta-feira, às 9h, somente com a participação presencial do clero diocesano devido às normas sanitárias de combate à pandemia. O sepultamento foi agendado para as 10h no cemitério central de Cascavel.

Dom Mauro Aparecido dos Santos

O arcebispo de Cascavel nasceu em 9 de novembro de 1954 na cidade paulista de Fartura. Ordenado padre em 13 de maio de 1984, ele foi nomeado bispo coadjutor de Campo Mourão, PR, em 14 de agosto de 1998. Em 21 de fevereiro de 1999 ele se tornou bispo titular e, em 31 de outubro de 2007, recebeu a nomeação como arcebispo de Cascavel, missão que vinha exercendo até a data. Ele ainda foi bispo administrador de Umuarama, PR.

Dom Mauro também foi vice-presidente e depois presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A entidade, aliás, se pronunciou sobre o falecimento do arcebispo:

“Neste momento de luto, manifestamos nossos sentimentos à família de Dom Mauro, à Arquidiocese de Cascavel e aos seus amigos, reafirmando nossa fé na ressurreição: ‘Descanso eterno dai-lhe, Senhor. E para ele brilhe a vossa luz!’”.

Dom Mauro é o 4º bispo brasileiro a morrer por Covid-19

A grave doença causada pelo novo coronavírus já matou quatro bispos no Brasil. Os três que faleceram antes de dom Mauro foram:
  1. Dom Aldo Pagotto, 70 anos, arcebispo emérito da Paraíba, faleceu em 14 de abril de 2020.
  2. Dom Henrique Soares da Costa, 57 anos, bispo de Palmares, PE, morreu em 18 de julho de 2020.
  3. Cardeal dom Eusébio Oscar Scheid, 88 anos, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, partiu em 13 de janeiro de 2021.
via Aleteia
FAÇA SUA DOAÇÃO PARA MANTER ESSA OBRA:

EVANGELIZE COMPARTILHANDO NAS REDES SOCIAIS:

Comentários